A patinadora madeirense Jéssica Rodrigues obteve o melhor resultado de sempre de um patinador português numa prova da Taça do Mundo de juniores ao classificar-se na 4.ª posição na Mass Start da 1.ª etapa do circuito, disputada na cidade polaca de Tomaszów Mazowiecki.

A patinadora portuguesa passou com alguma dificuldade para a final, apenas com 1 ponto, em 8.º e último lugar das apuradas, mas na final esteve em excelente plano, ao fugir na curva antes da meta do primeiro sprint pontuado e mantendo-se isolada, até à entrada da última volta, somando seis pontos o que lhe conferiu o 4.º lugar, fazendo, assim, história. 

Portugal fez-se representar por sete patinadores: Jéssica Rodrigues, Afonso Silva e Leonor Ladeira (CDR Prazeres), Francisca Henriques e Martim Vieira (CS Marítimo) e Miguel Monteiro e João Dias (Roller Lagos C.P.), orientados pelos técnicos Francisco Figueiredo e Geert Kuiper. 

Refira-se ainda que Martim Vieira bateu o recorde nacional Junior de 500m obtido na pista muito rápida de Thialf, no início deste ano, colocando a nova marca em 38,12’’ (a anterior era de 38,56’’).

Esta marca foi mínimo para o Campeonato Mundial de Juniores que acontecerá em fevereiro próximo. 

Portugal foi 6.º na prova por equipas - Team Pursuit - Perseguição por Equipas, nas Juniores femininas com Novo Recorde Nacional Absoluto e de Juniores, por 11 segundos, de 3,45 para 3,34,76’. 

A equipa constituída por Jéssica Rodrigues, Francisca Henriques e Leonor Ladeira foi muito precisa e sem falhas logrando fazer evoluir muito o recorde nacional, 11 segundos melhor e obtendo uma boa 6.ª posição entre 11 países.

Nos juniores masculinos Portugal, equipa constituída por Miguel Monteiro, Afonso Silva e Martim Vieira, foi sétima, com 4,15,50 a um segundo do máximo nacional.

A comitiva manter-se-á na Polónia para a segunda etapa da Taça do Mundo de Juniores que decorrerá já no próximo fim de semana.