O Palmeiras de Abel Ferreira venceu esta madrugada o Sporting Cristal por 3-2 na Taça Libertadores. Brasileiros denunciam racismo.

O Palmeiras emitiu um comunicado oficial depois da vitória sobre o Sporting Cristal (3-2) na Taça Libertadores. O conjunto brasileiro denunciou gestos racistas de adeptos do emblema peruano e afirmou ser «desgastante» situações destas cada vez mais frequentes. O Palmeiras escreveu que «um adepto do Sporting Cristal imitou um macaco em direção a palmeirenses presentes»:

«É desgastante que, semana após semana, tenhamos de nos manifestar por causa de atos racistas praticados em jogos de futebol. A reincidência deste crime, cometido nesta quinta-feira (3) por um adepto do Sporting Cristal, que imitou um macaco em direção a palmeirenses presentes no estádio, demonstra novamente que as medidas adotadas até ao momento são inadequadas e insuficientes para combater os insistentes episódios de discriminação racial ocorridos nos relvados sul-americanos», pode ler-se.

O Palmeiras termina o comunicado oficial a pedir que sejam tomadas medidas:

«Que o Sporting Cristal, as autoridades de segurança pública do Peru e a CONMEBOL tomem as devidas providências. (…) Gestos como os de hoje continuarão a repetir-se, com a bênção da impunidade».