Após a notícia da morte de Pinto da Costa as condolências surgiram de todo o lado, quer fosse da parte desportiva, quer fosse da parte governamental. Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, e Luís Montenegro, Primeiro-Ministro, foram as primeiras personalidades a expressar o profundo pesar.

Mensagem da Presidência da República

O Presidente da República apresenta as suas condolências à família de Jorge Nuno Pinto da Costa, ao Futebol Clube do Porto e a muitos milhares de adeptos que o acompanharam ao longo de mais de quatro décadas de liderança do clube.

Fá-lo recordando que, no início dos anos 80, era, então, jovem membro do governo quando conheceu quem levaria o seu clube a inúmeras vitórias nacionais e internacionais.

Mais tarde, muitas foram as vezes em que pôde testemunhar além dos sucessos consecutivos, uma personalidade, uma determinação e um estilo muito próprio, que suscitava grandes apoios, mas também muitas divergências.

Neste momento em que o juízo a formular deve ser o mais possível distanciado, o que mais deve avultar é aquilo que o país fica a dever de prestígio externo num período inseparável da sua liderança.

Mensagem de Luís Montenegro, Primeiro-Ministro de Portugal

Jorge Nuno Pinto da Costa foi uma personalidade única no dirigismo desportivo, tendo sido o mais titulado dos Presidentes de Clubes à escala mundial. Em meu nome pessoal e do Governo, expresso profundo pesar e solidariedade à sua família, aos seus amigos e ao FC Porto.

Mensagem de Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol

Em nome da Federação Portuguesa de Futebol, e em meu nome pessoal, expresso o meu mais profundo pesar pelo falecimento, aos 87 anos, de Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto.

Pinto da Costa junto dos vários troféus conquistados @FC Porto

O futebol - e o Desporto - português despede-se de um dos seus mais relevantes protagonistas. Ficam gravadas na história as muitas conquistas durante a sua presidência no FC Porto, tantas que lhe conferiram o título de dirigente mais titulado do mundo.

Transformou o clube numa potência nacional de futebol – 23 campeonatos ganhos em 42 anos de presidência – e esculpiu no cenário internacional o seu espaço de prestígio para o qual contribuiu a conquista dos dois títulos de campeão europeu os dois triunfos na Liga Europa, outros tantos na Taça Intercontinental e ainda numa Supertaça Europeia.
O seu legado no clube é inestimável, a sua personalidade no panorama desportivo foi inimitável. Destaco também seu papel na profissionalização do futebol, tendo sido, em 1995, o terceiro presidente da Liga Portugal.

Convivi vários anos com Pinto da Costa, partilhámos muitas alegrias, ambições e conquistas durante um trajeto que nos marcou profundamente e que transformou o FC Porto.
À família, aos amigos e ao FC Porto, dirijo as minhas mais sentidas condolências.

Mensagem da Liga Portugal

A Liga Portugal lamenta profundamente o falecimento de Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, 31.º Presidente da história do FC Porto, cargo que ocupou durante 42 anos, entre 1982 e 2024. De 13 de julho de 1995 a 23 de dezembro de 1996 foi também Presidente da Liga Portugal.

Nascido a 28 de dezembro de 1937, na freguesia portuense de Cedofeita, Pinto da Costa foi eleito pela primeira vez para a presidência do clube azul e branco a 23 de abril de 1982, liderando-o ao longo de 15 mandatos consecutivos, até abril de 2024.

Sob a sua liderança, o FC Porto conquistou 2585 troféus em 21 modalidades, 68 dos quais alcançados no Futebol, atingindo o estatuto de dirigente com mais títulos e longevidade do mundo.

Os dragões conquistaram 23 títulos de Campeão Nacional, 15 Taças de Portugal, 22 Supertaças Cândido de Oliveira e uma Taça da Liga. Em termos internacionais, destaque para a Taça dos Campeões Europeus (1987-88), Taça Intercontinental (1987 e 2004), Supertaça Europeia (1987), Taça UEFA (2002/03), Liga dos Campeões (2003/04) e Liga Europa (2010/11).

“O Futebol Português viu partir hoje um dirigente histórico, que durante 42 anos liderou e dedicou a sua vida ao FC Porto, construindo um palmarés único a nível nacional e internacional. Recordo a amizade, os ensinamentos e o respeito mútuo ao longo de décadas de convivência numa indústria para cujo crescimento e emancipação tanto contribuiu, tendo mesmo presidido à Liga Portugal entre 1995 e 1996”, destacou o Presidente da Liga Portugal, Pedro Proença.

À família enlutada, aos adeptos em geral e aos do FC Porto em particular, a Liga Portugal endereça as mais sentidas condolências.

Nota do SC Braga

O SC Braga manifesta públicas condolências pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente honorário do FC Porto e figura incontornável da história do dirigismo português e mundial.

Tendo privado com vários presidentes e dirigentes do SC Braga ao longo dos seus 42 anos na liderança do FC Porto, para além do ciclo em que foi simultaneamente presidente da Liga Portugal, Pinto da Costa deixa memórias de uma longa convivência, muitas vezes como adversário, várias outras como parceiro.

O SC Braga associa-se ao pesar de familiares e amigos, mas também do FC Porto e do futebol e do desporto em geral.