Doze futebolistas masculinos e quatro árbitros que participaram no Torneio Lopes da Silva (sub-14) entre 2012 e 2019 atingiram o mais alto patamar da carreira, respetivamente a Seleção Nacional A e a categoria de árbitro internacional.

Este torneio de seleções distritais sub-14, disputado desde 1974 e a partir do final dos anos 90 denominado com o antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, é conhecido como «a antecâmara das Seleções».

Nos últimos 12 anos, por exemplo, 13 por cento dos jogadores que o disputaram foram chamados à Seleção de sub-15, a mais jovem do espectro FPF. Oito por cento deles atingiram os campeonatos profissionais em Portugal, metade dos quais na Primeira Liga.

Estas são algumas das conclusões do mais recente estudo do Portugal Football Observatory, unidade de tratamento de dados que funciona sob a égide da Portugal Football School, da FPF.

Neste trabalho ficou ainda demonstrado que os jogadores que chegam às seleções distritais aumentam consideravelmente as probabilidades de se manterem federados nas épocas seguintes.

Em análise específica ao período entre 2012 e 2019, verificou-se que até 2024 chegaram à Seleção A os seguintes jogadores: António Silva, Diogo Leite, Diogo Costa, Fábio Silva, Gedson Fernandes, João Félix, João Mário, Nuno Tavares, Pedro Gonçalves, Pedro Neto, Tomás Araújo e Vitinha.

Quatro árbitros que passaram pelo Lopes da Silva (no qual o VAR foi introduzido em 2022, servindo para vários árbitros obterem a certificação da tecnologia) chegaram à categoria de internacionais: foram eles António Nobre, Cláudio Pereira, Gustavo Correia e Luís Godinho.

O estudo completo: