
Na última jornada, Rui Costa voltou a ser talismã para o Farense. O avançado marcou o golo do triunfo (1-0) dos algarvios na Amadora nos descontos e colocou fim à série negativa de 14 jogos sem vencer, treze dos quais na Liga. Um golo importante que permitiu a aproximação do Farense ao adversário direto, reduzindo para cinco a diferença pontual para o Estrela e para o Gil Vicente e deixando o Aves Sad a escassos dois pontos.
De resto, os golos de Rui Costa no Farense têm um peso enorme. Em 2022/2023, na Liga 2, o atacante apontou, nos descontos, o golo da vitória - também por 1-0 - no Seixal frente ao Benfica B e que deixou os algarvios com pé e meio na subida à Liga, ficando à distância de um ponto.
Na época passada voltou a ser decisivo nos descontos do encontro em Vila do Conde com o Rio Ave, apontando o quarto golo do Farense, que venceu por 4-3.
Depois de seis meses no Cazaquistão (Tobol), o avançado de 29 anos regressou em janeiro ao Farense e com protagonismo de golos em dois jogos. Além do apontado na Amadora, a 8 de março na 25.ª jornada no Estoril marcou aos 85’, encetando a recuperação dos algarvios no marcador (perdiam por 0-2), com o empate a surgir por Miguel Menino (90+3’).