A quatro jornadas do término da primeira fase do Campeonato Andebol 1, e com a paragem para os compromissos da seleção nacional, olhamos para as equipas em destaque, as surpresas e as desilusões. Como tal, decidi dividir o artigo pelo atual cenário de divisão da tabela classificativa da fase que se avizinha.
Se a primeira fase terminasse agora, como se dividiam as equipas pelos grupos de decisão?
Grupo A e a luta pelo troféu
O top4 é, de momento, composto por Sporting CP, FC Porto, SL Benfica e o Marítimo Madeira Andebol SAD. Comparativamente ao ano passado, os madeirenses apresentam-se como a única diferença, dado que, em 2023/24, o quarto lugar pertenceu ao ABC Braga. Para já, a diferença esteve mesmo no embate entre estes conjuntos, com o Marítimo a vencer por um golo em Braga.
Para além do quarto lugar, a classificação do Grupo A não traz surpresas. O líder é o Sporting CP, atual detentor do campeonato e favorito à conquista do título. Ainda assim, o FC Porto está à espreita, com menos um jogo e a apenas três pontos dos leões. Na terceira posição estão as águias, que começaram o mês de dezembro a forçar ao rival verde e branco a sua única derrota na competição. Ainda assim, estão longe dos postos superiores, dando sinais de que o terceiro lugar será, mais uma vez, o destino encarnado.
Grupo B e a disputa por um lugar na Europa
ABC Braga, Vitória SC, AA Águas Santas e CF Os Belenenses compõem o grupo que luta por uma vaga no playoff de acesso à EHF European League. Destas, o destaque vai para a campanha dos conquistadores, que passaram de um nono lugar na época transata para o sexto posto nesta edição. Por outras palavras, enquanto no ano passado preparavam-se para discutir a permanência na 1ª divisão, têm já a presença na competição assegurada para 2025/26, tendo agora os olhos na Europa.
Do outro lado da conversa temos uma AA Águas Santas a somar resultados que não correspondem com as expectativas dos adeptos. O Grupo A já não consta nas contas dos maiatos, sendo matematicamente impossível ultrapassar a turma insular. Assim, por esta altura, parece que o desfecho será semelhante ao de 2023/24 (a luta pela quinta posição).
Quanto ao ABC Braga, os quatro primeiros lugares mantêm-se como o objetivo. Ainda assim, o destaque vai para as prestações individuais, com a dupla de Andrés (Sousa e José) a marcarem presença no top3 de melhores marcadores da competição. André Sousa está em segundo, com 111 golos, mais nove que o seu colega, André José (102).
Para fechar o grupo B temos o CF Os Belenenses, com mais um ponto que o nono posto, ainda que com uma partida para disputar.
Grupo C e o medo do “Honra”
Para fechar a classificação, temos as quatro lanternas, todas elas na disputa pela continuidade no Campeonato Andebol 1. Como tal, sentam-se à mesa o Póvoa AC, a AA Avanca, o Nazaré Dom Fuas AC e o SC Horta. Os dois últimos, recém-promovidos ao principal escalão nacional, voltariam à Divisão de Honra se o campeonato terminasse hoje. A formação açoriana tem apenas um triunfo nos seus 17 jogos, ocupando o último lugar. Ainda assim, a equipa nazarena está encostada ao décimo posto, de momento em igualdade pontual com a AA Avanca.
No que aos poveiros diz respeito, ainda há esperanças de fugir ao grupo C. Registam 27 pontos, menos um que as posições que garantem a sobrevivência, com quatro vitórias e um empate. No frente-a-frente com o CF Os Belenenses, o alvo a abater do Póvoa AC, o desfecho sorriu à formação da Póvoa de Varzim (31-27).
O goleador máximo
Tal como no ano passado, tudo indica que o melhor marcador será Délcio Pina. Para já, leva 119 golos no campeonato, com uma média de 6.6 tentos por partida. Contudo, não está próximo da marca da temporada passada, época em que somou 211 golos na competição.