A recente retirada da Lamborghini do Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC) colocou o fabricante italiano numa corrida contra o tempo para determinar os futuros operadores dos seus programas GTD PRO e GTP no Campeonato IMSA WeatherTech de Carros de Desporto. Esta mudança segue-se à decisão da marca de se afastar da classe Hypercar do WEC após alterações regulamentares que obrigaram os fabricantes a apresentar dois carros de fábrica a partir de 2025, duplicando o compromisso da Lamborghini e conflitando com os seus objetivos estratégicos.

Num comunicado, a Lamborghini destacou a razão por trás da sua decisão:

“As alterações regulamentares mudam os termos em que a Lamborghini entrou no campeonato este ano e já não estão alinhados com a estratégia da empresa. A Lamborghini avaliou, portanto, as suas opções e decidiu não participar no WEC da FIA em 2025, mantendo-se comprometida com o desenvolvimento do SC63 ao continuar no Campeonato de Carros de Desporto IMSA nos Estados Unidos.”

Um Cenário em Mudança com a Iron Lynx e a PREMA Racing

A mudança da Lamborghini para se concentrar na IMSA ocorre num grande reestruturação das suas parcerias. O seu parceiro de longa data Iron Lynx, que tem representado a Lamborghini no programa Huracan GT3 e gerido o seu SC63 híbrido sob a bandeira Iron Lynx/PREMA Racing, alinhou-se com a Mercedes-AMG para apresentar carros na classe LMGT3 do WEC.

Esta aliança sinaliza o fim da parceria entre Lamborghini e Iron Lynx tanto no WEC como na classe GTD PRO da IMSA. Como resultado, a Lamborghini fica a explorar opções alternativas para o seu programa híbrido SC63 GTP e os seus esforços na GTD PRO.

Caminhos Potenciais para a Frente na IMSA

Para o SC63 híbrido da Lamborghini na classe GTP de topo da IMSA, a recente participação da fabricante no teste da IMSA de 15 a 17 de novembro em Daytona sob a égide da Iron Lynx/PREMA sublinha a importância da continuidade nas suas operações. No entanto, com a Iron Lynx a afastar-se, a Lamborghini pode considerar:

  • Uma continuação com a PREMA Racing: Se a PREMA cortar laços com a Iron Lynx, a Lamborghini poderá manter a experiência que ajudou a lançar o programa híbrido SC63, oferecendo estabilidade operacional.
  • Novas parcerias: A Lamborghini pode procurar novos colaboradores com um histórico comprovado na gestão de programas GTP competitivos.

Na GTD PRO, a Lamborghini deve assegurar um parceiro capaz de gerir o seu esforço com o Huracan GT3 EVO durante toda a temporada. Isto inclui competir na Michelin Endurance Cup da IMSA, um calendário de cinco corridas focado em eventos de destaque como as 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring.

O Caminho à Frente

A reestruturação operacional apresenta desafios, mas também oportunidades para a Lamborghini concentrar-se no mercado dos EUA, uma arena crítica para as suas estratégias de desporto motorizado e de marca. Ao continuar a desenvolver e a apresentar o SC63 híbrido na IMSA, a Lamborghini pode fortalecer a sua posição numa das séries de corridas de resistência mais competitivas a nível global.

Com o tempo a passar em direção à temporada de 2025, as decisões da Lamborghini nas próximas semanas irão determinar se conseguirá manter o ímpeto e capitalizar sobre o potencial dos seus ambiciosos programas de corridas.