Um duelo que muitos considerariam improvável, no que toca a uma fase tão adiantada da competição. No Campo Domingos Carrilho Patalino, O Elvas recebe o Tirsense, numa partida a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal. Ambas as formações partem motivadas para o respetivo confronto, fruto das vitórias consumadas nas últimas partidas disputadas.

Taça de Portugal Generali Tranquilidade 24/25

O Elvas
4J 3V 1E 0D (7-4)
Forma: EVVV
TP: Tirsense (C) 25/02
Tirsense
4J 4V 0E 0D (6-1)
Forma: VVVV
TP: O Elvas (F) 25/02

Num jogo determinante nas contas da permanência na Série A do Campeonato de Portugal, os jesuítas receberam o Pevidém SC, no célebre Estádio Abel Alves de Figueiredo. Alex Reis e Bruno Carvalho colocaram os pupilos de Emanuel Simões [técnico que sucedeu a Luís Norton de Matos] na frente da contagem. Túlio desferiu a machadada final no caixão dos cavaleiros, que caíram, assim, para a parte pintada a vermelho na tabela classificativa. No movimento inverso, a formação de Santo Tirso despediu-se da zona de despromoção.

Já O Elvas está a voar na Série C do Campeonato de Portugal! Depois de uma vitória sobre o Marinhense. os cavaleiros tiveram pela frente o União 1919, dentro de portas. Os visitantes entraram melhor na disputa, chegando à vantagem através de Bernardo Dentinho. Contudo, João Bandeira, pouco tempo depois, restabeleceu a igualdade, antes de Henrique Cavalcante garantir a cambalhota no marcador. Desta forma, os comandados de Pedro Hipólito passaram a somar 49 pontos, mais dez que o Arronches e Benfica, segundo classificado.

Para os Livros de História da prova rainha!

A época de sonho do conjunto alentejano tem sido marcado por múltiplos momentos altos. Porém, o destaque vai para a eliminação surpreendente do Vitória SC, nos oitavos da prova rainha, fenómeno que criou um autêntico alvoroço. No outro canto da sala, o tento solitário de Bernardo Mesquita permitiu ao Tirsense segurar no bilhete dourado, contra o Brito SC.

Recorde-se, caro leitor, que independentemente do resultado final, este jogo irá sentenciar um feito inédito: pela primeira vez na história do mítico torneio, uma equipa do quarto escalão irá marcar presença nas meias-finais da Taça de Portugal.

Por este condimento, entre tantos outros, os adeptos da modalidade podem esperar um jogo especial, que se coaduna com o mote 'a festa da Taça'.