O Sporting anunciou, esta quarta-feira, que Nuno Figueiredo é o seu novo diretor técnico do futebol de formação, sucedendo, assim, a João Couto no cargo.

«Vou ter a responsabilidade de manter uma identidade formativa, de continuar a potenciar e ser uma referência na formação e desenvolvimento de jogadores a nível internacional, de continuar a alimentar a equipa principal, de promover jogadores desenvolvendo o modelo centrado no jogador, de modernizar e dar uma evolução ao que foi bem feito no passado», começou por dizer o dirigente de 41 anos, em declarações às plataformas oficiais do clube.

«Tem um peso muito grande, mas não fica centrado em mim, uma vez que a chave disto tudo são os jogadores. É fundamental termos os melhores connosco para os podermos potenciar. O meu trabalho vai ser alinhar e articular os coordenadores com as equipas técnicas para construir o que queremos que seja a nossa identidade», acrescentou.

Nuno Figueiredo olhou ainda para o futuro: «O que vamos continuar a tentar fazer é modernizar a lógica do Clube. Olhar para os processos, modernizá-los e utilizar cada vez mais as novas tecnologias para o crescimento dos jogadores. Cada vez mais, as novas gerações precisam de outros estímulos e desafios. As práticas do passado são válidas e boas e queremos entender de que forma é que as podemos aproveitar para as novas gerações. Queremos, na mesma, ter jogadores tecnicamente eficazes e preparados para o alto rendimento com carácter e valores. O importante é que tenham as ferramentas para serem profissionais no alto rendimento.»

Com 41 anos, Nuno Figueiredo leva quase 19 anos ligado ao Sporting, onde foi treinador na formação e esteve ligado à coordenação de projetos desportivos e em outras funções. É formado em educação física com especialização em treino de futebol.