
Após não ter conseguido garantir um lugar na equipa principal da Red Bull para a temporada de F1 de 2025, Yuki Tsunoda da VCARB anunciou uma mudança na sua equipa de gestão. Diego Menchaca, um participante experiente em corridas de monolugares e GT, assumiu as rédeas de Mario Miyakawa e Luis Alvarez como o novo representante de Tsunoda. Menchaca não perdeu tempo em reforçar os laços com o conselheiro sénior da Red Bull e diretor do programa de pilotos, Helmut Marko.
Tsunoda expressou a sua aprovação pela abordagem proativa imediata de Menchaca. “Assim que concordámos em formar equipa, ele dirigiu-se imediatamente ao escritório do Helmut para estabelecer uma conexão. Valorizo muito este nível de compromisso, e evidentemente, Helmut também,” partilhou Tsunoda com a Autosport. O seu sentimento reflete a importância de ter uma relação sólida com a equipa, mas ele reconhece que o desempenho na pista é o verdadeiro determinante do sucesso.
Apesar de ter superado os seus colegas de 2024, Daniel Ricciardo e Liam Lawson, Tsunoda foi ignorado para uma promoção à equipa sénior da Red Bull após a saída de Sergio Perez. Em vez disso, Lawson foi favorecido, deixando Tsunoda a preparar-se para um quinto período com a equipa júnior da Red Bull. A próxima temporada será provavelmente decisiva para Tsunoda, com Menchaca encarregado da vital tarefa de assegurar o futuro de Tsunoda na Fórmula 1.
O chefe da equipa da Red Bull, Christian Horner, insinuou que a temporada de 2025 pode ser o canto do cisne de Tsunoda com a VCARB. Após isso, ele pode assumir um papel diferente dentro das operações da Red Bull ou sair da equipa. Horner enfatizou a importância de proporcionar oportunidades aos seus pilotos, afirmando: “Não se pode manter um piloto na equipa de apoio durante cinco anos. Eles não podem ser perpetuamente o segundo classificado.”
Horner também destacou a natureza fluida da indústria, dizendo: “Quem teria pensado há nove meses que estaríamos a discutir Liam Lawson como o nosso piloto para 2025? As coisas mudam rapidamente nesta indústria e o Yuki está ciente disso e entende que deve ser ele a demonstrar que é digno de avanço.”
Tsunoda teve um gosto da máquina da Red Bull quando levou o RB20 para uma volta durante o teste pós-temporada de 2024 em Abu Dhabi. Para a F1 2025, ele será parceiro na VCARB com Isack Hadjar, um júnior da Red Bull que está a fazer a sua estreia na F1 após um segundo lugar no Campeonato F2 de 2024.