A gama da marca norte-americana continua a evoluir com o lançamento de novas versões e atualizações estéticas, tecnológicas e mecânicas
Model Y 2025 promete
Um dos lançamentos mais aguardados dos últimos meses é o Model Y. O lançamento na China está confirmado para março e deverá chegar à Europa nos próximos meses. À semelhança do modelo que atualmente está à venda terá variantes com um motor (tração traseira) e dual motor (tração integral). O modelo single motor conta com uma bateria de 62.5 kWh com uma autonomia máxima de 600 km. As informações divulgadas pela Tesla indicam que no caso do motor de 220 kW a aceleração dos 0-100 km/h faz-se em 5.3 segundos. O dual motor long range é acompanhado de uma bateria de 78.4 kWh (autonomia de 720 km), e potência combinada de 331 kW, acelerando até aos 100 km/h em 4.3 segundos. Ambas as versões têm a velocidade máxima limitada a 200 km/h, com o modelo base a permitir carregamentos de 170 kW e o long range a garantir carregamentos de 250 kW.
Entre as novidades, já conhecidas, o Model Y 2025 distingue-se pela nova assinatura luminosa em LED que acompanha a totalidade da dianteira e traseira. A bordo encontramos um novo sistema de som, acabamentos e materiais de melhor qualidade, bancos traseiros rebatíveis eletricamente, ecrã para os bancos traseiros, e hardware 4.0 para o Autopilot.
A Tesla optou por manter os comutadores e manetes das luzes e piscas ao contrário do "minimalismo" que encontramos no Model 3 Performance onde tudo é agora operado através de botões no volante. Tudo indica que existirá uma versão desportiva deste SUV EV com suspensão adaptativa e bancos desportivos. O Tesla Model Y atualmente está à venda com um preço a partir de 45.975€ com versões de cinco ou sete lugares.
O Model 3 mais rápido de sempre
O Tesla Model 3 Performance é outra das novidades da marca e já está à venda no mercado nacional. O aspeto exterior chama a atenção pelas linhas mais desportivas, quando comparado com a versão "civil". As vistosas jantes forjadas pretas de 20 polegadas, calçadas com pneus Pirelli P Zero, e um pacote aerodinâmico com tração integral e unidade de acionamento Performance, levam este modelo a acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,1 segundos. A velocidade máxima é de 262 km/h para uma autonomia de 528 km (ciclo WLTP).
Em estrada o comportamento dinâmico é muito eficaz. A aerodinâmica do carro e a suspensão adaptável contribuem para o Model 3 Performance suportar as acelerações mais fortes. O chassis é muito equilibrado na sua génese. Ao volante os bancos desportivos ajudam-nos a digerir as curvas mais apertadas, onde as forças G estão presentes, e onde o centro de gravidade mais baixo do carro é fundamental. E se a estrada é o habitat natural do Model 3, atenção quando chega o momento de estacionar. O ideal é evitar subir qualquer passeio ou desnível mais acentuado pois as jantes são ligeiramente saídas, em relação ao pneu, de forma a otimizar a aerodinâmica e autonomia, e facilmente lascamos as jantes ou mesmo o pneu. No interior do carro temos algumas novidades que destacamos no Record Auto. O volante deixa de ter qualquer seletor para os piscas, limpa para vidros ou caixa de velocidades. É verdade! Os piscas são acionados utilizando botões no volante e as mudanças são selecionadas manualmente a partir do ecrã que centra todas as atenções no habitáculo. Destaque, ainda, para a aplicação da Tesla para smartphone que permite abrir e fechar o carro, ligar e programar a climatização, assim como verificar e gerir à distância o carregamento da bateria.
O Model 3 está à venda a partir de 39.990€ com tração traseira. No caso da versão topo de gama, a Performance, com tração integral, o preço a pagar é de 58.475 €.
Tesla Model 3 Performance
Autonomia – 528 km (ciclo WLTP)
Velocidade máxima – 262 km/h
Aceleração dos 0-100 km/h – 3,1 segundos
Potência máxima CV (KW) – 464 (341)
Binário máximo (Nm) – 681
Preço - 58 475 €