
Arranca já esta terça-feira, o 6.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António, organizado pelo clube de ténis local (CTVRSA), com o apoio da Câmara Municipal (CMVRSA) e da Federação Portuguesa de Ténis (FPT). O torneio da categoria de M25, com 30 mil dólares (cerca de 29 mil euros) em prémios monetários, integrado no ITF World Tennis Tour (ITFWTT), decorre no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António e terá a presença de uma forte "armada" portuguesa.
A lista é encabeçada por Frederico Ferreira Silva (288.º) que, no domingo, conquistou o 20.º título da sua carreira no ITF World Tennis Tour. O tenista das Caldas da Rainha terá a companhia dos compatriotas Gastão Elias (378.º), Pedro Araújo (393.º), Tiago Pereira (504.º), Francisco Rocha (771.º), Diogo Marques (868.º) e dos três wild-cards atribuídos pela FPT, a João Graça (1632.º), Daniel Batista (1738.º) e Guilherme Valdoleiros (2064.º) – sendo este o único tenista português na prova individual com a estreia marcada para terça-feira.
Da lista de cabeças de série, destaque para o ex-25.º mundial Martin Klizan (304.º) e para o vice-campeão do 5.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António, o austríaco Sandro Kopp (352.º). O sorteio garantiu desde já um tenista português na segunda ronda, já que Marques e Graça têm encontro marcado na eliminatória inaugural.
Na derradeira ronda da fase de qualificação, realizada esta segunda-feira, Hugo Maia e Tomás Luís ainda levaram a decisão para o match tie-break, mas sem sucesso. Maia (1531.º) cedeu diante do russo Pavel Verbin (1026.º), por 6-3, 4-6 e 10/6, e Luís (1336.º/cs8) ficou a um par de pontos da vitória (8/8), mas viu o suíço Hugo Ouzilou (1864.º) ganhar os últimos dois pontos e, consequentemente, o encontro, pelos parciais de 6-4, 5-7 e 10/8. Antes, Miguel Semedo (s/ ranking) foi eliminado pelo canadiano Justin Boulais (944.º), em dois sets: 6-3, 6-3.
Já o quadro de pares terá na primeira linha, a dupla lusa Pedro Araújo/Tiago Pereira e logo com um primeiro compromisso frente aos compatriotas Daniel Batista/Hugo Maia. Francisco Guimarães/Guilherme Valdoleiros, Tomás Luís/Diogo Marques e Gonçalo da Rosa Castro/Salvador Monteiro reforçam o contingente português, a que se junta Francisco Rocha que fará equipa com o britânico Finn Murgett.