Começa este fim de semana no GP da Tailândia a época de 2025 do MotoGP. E, para três pilotos, será o verdadeiro início de uma nova aventura profissional: Ai Ogura, Fermín Aldeguer e Somkiat Chantra estreiam-se na categoria rainha.

Falamos, primeiro, de Ogura. O piloto da Trackhouse MotoGP nem é tido como o mais talentoso dos três. No entanto, é o primeiro por ordem alfabética e também o que chega com o estatuto de campeão do mundo de Moto2. O nipónico irá pilotar uma Aprilia RS-GP ao lado de Raúl Fernández.

O mais promissor dos rookies é Aldeguer. Tem a difícil tarefa de substituir Marc Márquez na Gresini, mas também é o melhor colocado dos três estreantes – isto porque terá uma Ducati Desmosedici GP24, que ao longo da pré-época demonstrou ser uma moto muito competitiva tal como no ano passado sendo campeã do mundo.

Quanto a Chantra, é aquele dos estreantes sobre o qual recai mais ceticismo. Estreia-se na Idemitsu Honda LCR e deverá ter uma das motos menos competitivas. Mas, para além disso, chega com um percurso modesto no Moto2 – que tentará melhorar agora no MotoGP para provar que merece um lugar.

As emoções para os rookies serão seguramente ainda maiores por estes dias – estando à beira de completar aquele que é o sonho de qualquer piloto e competir na classe máxima entre a elite do MotoGP.