Álex Márquez, piloto da BK8 Gresini Racing, tem mostrado um desempenho impressionante nesta temporada, apesar da queda sofrida ontem no Grande Prémio de França. O espanhol foi questionado sobre comentários do seu irmão Marc, que afirmou que Álex seria mais forte que ele na próxima corrida, em Silverstone.

Quando confrontado com esta declaração de Marc Márquez, Álex mostrou que conhece bem o seu irmão e os seus jogos mentais: ‘Se ele diz isso, sabes, também o vimos a mentir no Qatar. Então se ele quer colocar alguma pressão em mim, sabes, não vai ser assim porque eu conheço-o’.

O piloto da Gresini recorreu a exemplos concretos para contextualizar a situação: ‘No ano passado com a nova moto de 23, ele foi capaz de estar à minha frente, então ele é melhor do que eu lá. É uma pista de que normalmente eu gosto muito e é muito rápida, muito fluida e tudo isso’.

Álex demonstrou humildade ao avaliar a sua própria performance comparada à do irmão: ‘Mas quero dizer, em termos de performance, estamos sempre mais ou menos iguais. Por isso não é que eu seja melhor do que ele. Talvez seja uma pista que para o meu estilo é ligeiramente melhor’.

Para concluir, o espanhol fez questão de lembrar quem é o seu irmão no panorama do motociclismo: ‘Mas, sabes, ele é Marc Márquez. Não é outro qualquer que não saiba como ser rápido em algumas pistas’. Uma declaração que demonstra o imenso respeito que Álex tem pelo talento e capacidade do irmão, mesmo quando está a desmontar as suas táticas psicológicas.