Depois de domingo o encontro entre Minnesota Timberwolves e Detroit Pistons ter ficado marcado pela batalha campal que levou à marcação de 12 faltas técnicas e expulsão de cinco jogadores, um treinador e um adjunto, a NBA anunciou, esta terça-feira, os respetivos castigos, segundo anunciou o jornalista Shams Charania, da ESPN.

Assim, a Liga suspendeu, sem direito a vencimento, o poste dos Pistons Isaiah Stewart por dois jogos e o extremo Ron Rolland e o base Marcus Sasser, também de Detroit, com uma partida.

Da parte do conjunto de Minneapolis, o extremo Naz Reid e o base Donte DiVincenzo foram penalizados com um jogo de suspensão.

J. B. Bickerstaff, técnico principal dos Pistons e Pablo Prigioni, adjunto dos Wolves, não receberam qualquer suspensão porque não estiveram diretamente envolvidos no conflito entre os jogadores, apenas tentaram separá-los, mas acabaram expulsos por, mais tarde, não terem ajudado a acalmar a situação ao andarem a gritar um com o outro.    

Segundo o vice-presidente executivo Joe Dumars, responsável pelas operações da NBA e habitualmente quem decide os castigos, a razão de Isaiah Stewart ser o único com uma penalização de duas partidas deve-se «aos seu historial de actos antidesportivos».

Naz Reid e Donte DiVincenzo cumprirão as suspensões esta terça-feira com a visita dos Timberwolves a Denver para defrontar os Nuggets. Já Ron Rolland e Marcus Sasser não jogam amanhã da deslocação dos Pistons a Oklahoma City para enfrentarem os Thunder quando faltam duas semanas para finalizar a fase regular.

Segundo as regras da Liga, os basquetebolistas suspensão não podem estar dentro do pavilhão durante o jogo, nem mesmo nos balneários.

Em atualização