A realeza da NASCAR reuniu-se em Charlotte na noite de sexta-feira para dar as boas-vindas aos novos induzidos no Hall da Fama—as lendas das corridas Ricky Rudd, Carl Edwards e o falecido Ralph Moody. Estes homens, que ajudaram a moldar a história das corridas de stock car, foram homenageados ao lado do inovador da segurança Dr. Dean Sicking e do lendário jornalista de desportos motorizados Mike Harris.
Desde os membros do Hall da Fama até às estrelas de hoje, as maiores figuras do desporto alinharam-se no tapete vermelho no Hall da Fama da NASCAR, onde os fãs encheram o átrio durante horas, na esperança de vislumbrar os seus heróis.
Mas quando Carl Edwards e Ricky Rudd chegaram, a sala explodiu.
Carl Edwards: O Último Showman Toma o Seu Lugar na História
Para Carl Edwards, a noite foi sobre reflexão, gratidão e uma última celebração.
🔹 28 vitórias na NASCAR Cup Series, incluindo a Southern 500 & Coca-Cola 600
🔹 Um angustiante segundo lugar na batalha pelo campeonato mais apertada da história (2011)
🔹 Um campeonato da Xfinity Series em 2007 & 72 vitórias no total nas três principais séries da NASCAR
Edwards, conhecido pelas suas celebrações características de backflip, admitiu que durante a sua carreira de corrida, nunca teve tempo para realmente aproveitar as suas vitórias.
“Por isso eu disse, vamos garantir que haja uma verdadeira celebração.”
Um dos seus antigos proprietários de equipa, Joe Gibbs, assegurou que todo o sistema de apoio de Edwards de Missouri pudesse estar presente, alugando um avião para eles.
Enquanto estava no palco, Edwards fez um dos discursos mais emocionantes da história do Hall da Fama, refletindo sobre a sua jornada e as pessoas que o ajudaram ao longo do caminho.
“Percebi que todo aquele tempo no carro, todo aquele tempo na oficina, todas as pessoas que me amavam e se preocupavam comigo, ajudaram-me… Vocês não me deram apenas corridas, deram-me uma vida incrível.”
“Mal posso esperar para ver o que vocês vão fazer depois de saírem daqui. Obrigado por me fazerem parte da vossa família. Obrigado, NASCAR.”
Edwards deixou a NASCAR no auge da sua carreira, afastando-se em 2016. Mas naquela noite, foi lembrado de que o seu legado no desporto durará para sempre.
Ricky Rudd: O Homem de Ferro da NASCAR Finalmente Recebe o Que Merece
Quando se trata de coragem, determinação e resiliência, poucos se comparam a Ricky Rudd.
🔹 905 corridas na carreira—segundo apenas a Richard Petty
🔹 23 vitórias na NASCAR Cup Series, incluindo a Brickyard 400 de 1997
🔹 Um recorde de 16 temporadas consecutivas com uma vitória na Cup Series
Desde o seu primeiro início em 1975, com apenas 18 anos, Rudd ficou conhecido como um dos concorrentes mais duros do desporto.
“Com a ajuda de muitas pessoas incríveis, consegui perseguir muitos sonhos, e com a indução de hoje à noite, esse sonho agora está completo.”
Rudd também partilhou os sacrifícios pessoais que vieram com a sua carreira de piloto, agradecendo à sua esposa Linda e ao filho Landon por estarem ao seu lado em tudo.
“Linda não tem sido apenas a minha esposa e melhor amiga durante 45 anos, ela mentalmente percorreu cada volta comigo.”
A sua carreira está repleta de momentos lendários, mas talvez nenhum mais icónico do que a sua sequência de 788 partidas consecutivas, um recorde que se manteve até 2015.
Nesta noite, a vontade férrea e a determinação de Ricky Rudd foram justamente consagradas na história da NASCAR.
Ralph Moody: O Homem Que Construiu Campeões
Enquanto a carreira de condução de Moody incluiu cinco vitórias na NASCAR, o seu impacto fora da pista foi ainda maior.
🔹 Co-fundador da Holman-Moody, uma das equipas de corrida mais dominantes da NASCAR (1957-72)
🔹 Construiu e desenvolveu carros vencedores de campeonatos para lendas como David Pearson
🔹 Ajudou a revolucionar a construção de carros da NASCAR e os padrões de segurança
O filho de Ralph Moody aceitou a honra em seu nome, partilhando histórias da incansável busca do seu pai pela perfeição e segurança nas corridas de stock car.
“Para o pai, nunca se tratou apenas de vencer—tratava-se de criar segurança, não apenas de ser mais rápido.”
Lendas como Bobby e Donnie Allison creditaram Moody por suas próprias carreiras, provando o quão instrumental ele foi na formação do desporto.
Dr. Dean Sicking & Mike Harris: Os Heróis Não Reconhecidos da NASCAR
Dr. Dean Sicking: O Homem Que Tornou a NASCAR Mais Segura
Uma das figuras de segurança mais influentes na história da NASCAR, Dr. Dean Sicking foi homenageado com o Prémio Landmark pelo seu trabalho inovador no SAFER Barrier—uma inovação que salvou vidas e mudou o automobilismo para sempre.
Sicking recebeu uma ovação de pé, provando que o seu impacto vai muito além da pista de corrida.
“Não esperava ganhar isso. Fiquei muito surpreso e honrado.”
Mike Harris: O Jornalista Que Contou a História da NASCAR
Durante mais de 40 anos, Mike Harris foi uma das vozes mais confiáveis do jornalismo da NASCAR, cobrindo o desporto para a Associated Press.
🔹 Principal redator de automobilismo da AP de 1980 a 2009
🔹 Contou as histórias dos maiores momentos e lendas da NASCAR
O veterano executivo da NASCAR Mike Helton chamou Harris um dos maiores contadores de histórias do desporto, garantindo que gerações de fãs compreendessem a história da NASCAR através das suas palavras.
“Mike foi sempre um jornalista gentleman. Enquanto cobria os heróis do desporto, ele próprio tornou-se um nome bem conhecido.”
Conclusão: Uma Noite de Lendas, Legado e Impacto Duradouro
A Classe de 2025 do Hall da Fama da NASCAR representa tudo o que o desporto representa—velocidade, habilidade, resiliência e inovação.
✅ Carl Edwards: O carismático e extravagante showman
✅ Ricky Rudd: O piloto mais duro que a NASCAR já viu
✅ Ralph Moody: O génio que construiu campeões
✅ Dr. Dean Sicking: O homem que tornou a NASCAR mais segura
✅ Mike Harris: O jornalista que contou as maiores histórias da NASCAR
Desde carreiras recordistas a inovações que salvaram vidas, estas cinco lendas moldaram o passado, presente e futuro da NASCAR.
Para a família de Edwards, Rudd e Moody, isto não foi apenas uma celebração—foi um momento que viverá para sempre na história da NASCAR.