Liga Portuguesa, 27.ª jornada: sábado, 29 de março de 2025, 18h00

A ANTEVISÃO: LEÕES DE RUI BORGES APONTAM BATERIAS A UM BOM COMEÇO DA RETA FINAL DO CAMPEONATO

A equipa do Sporting entra este sábado em campo diante do Estrela da Amadora para mais uma ronda da atual edição da Liga Portuguesa. Depois da pausa de seleções (a última da presente temporada), começam-se a desenhar os primeiros esboços para aquilo que será o desfecho desta época e cada jogo disputado será uma autêntica final.

Do lado dos leões vive-se um clima de expetativa, fruto dos bons resultados obtidos nas últimas jornadas que colocam o clube de Alvalade com a obrigação máxima de vencer qualquer duelo que terá pela frente. Porém, os verdes e brancos terão pela frente um Estrela da Amadora aflito, a disputar o play-off de despromoção juntamente com o Gil Vicente e AFS, pelo que estes poderão causar dificuldades ao Sporting, fruto da missão de salvamento que atualmente se encontram.

Os pupilos de Rui Borges entrarão algo desfalcados para esta partida por conta da ausência de Morten Hjulmand (acumulação de amarelos) e da lesão de Hidemasa Morita, bem como Maxi Araújo, que viu a cartolina vermelha diante do Famalicão. Assim sendo, os leões deverão contar com Zeno Debast e Eduardo Felícissimo na zona do meio-campo. Já o Estrela da Amadora deverá ter a equipa praticamente na máxima força, podendo apenas contar com as ausências de Nilton Varela e Amine Oudrhiri.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Estrela da Amadora e Sporting já mediram forças por 35 vezes com um histórico claramente favorável para os leões (23 triunfos e oito empates).
  2. Na primeira volta da atual edição da Liga Portuguesa, os verdes e brancos cilindraram os tricolores por 5-1.
  3. Na temporada transata, os estrelistas foram derrotados pelo Clube de Alvalade aquando da receção.
  4. Nuno Santos foi o último futebolista do Sporting a abanar as redes da Reboleira.
  5. O Sporting chega a Amadora numa série de quatro vitórias consecutivas.
  6. Já o Estrela da Amadora não triunfa há cinco partidas.
  7. Em toda a história, a turma da Reboleira só conseguiu vencer os leões em casa por uma ocasião (2-1 em 1997/98).
  8. Rodrigo Pinho foi o último atleta do Estrela da Amadora a abanar as redes verdes e brancas.
  9. Rui Borges, atual treinador do Sporting, nunca saiu derrotado em embates diante dos tricolores (duas vitórias e seis empates).
  10. O árbitro da partida será Gustavo Correia.

JOGADORES A TER EM CONTA

Rodrigo Pinho O camisola 9 do Estrela da Amadora posiciona-se como uma das potenciais ameaças perante o setor defensivo do Sporting. Tal como já salientámos durante este artigo, o avançado foi o autor do golo na primeira volta do campeonato, disputado no Estádio José Alvalade, e é certo que quererá repetir a façanha.

Viktor Gyokeres – Inevitável não colocar novamente aqui o nome do internacional sueco. O também ponta-de-lança foi dispensado dos recentes compromissos de seleções e encontra-se na máxima força para atacar a reta final do campeonato. O avançado do Sporting conta, até ao momento, com 28 tentos certeiros em 25 partidas disputadas.

XI´s PROVÁVEIS

Estrela da Amadora: João Costa, Ferro, Miguel Lopes, Rúben Lima, Issiar Dramé, Paulo Moreira, Manuel Keliano, Guilherme Montóia, Alan Ruiz, Fábio Ronaldo e Rodrigo Pinho.

Treinador: José Faria

«É o que chamo de identidade e ADN de um clube. Seja o Sporting, seja contra quem for, temos de ser destemidos, porque se tivéssemos receio, mais valia não jogar e ficar em casa».

Sporting: Rui Silva, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, Matheus Reis, Iván Fresneda, Eduardo Felícissimo, Zeno Debast, Geny Catamo, Francisco Trincão, Viktor Gyokeres e Geovany Quenda.

Treinador: Rui Borges

«O Sporting vai fazer tudo para ser campeão. Não há outro pensamento que não seja conseguirmos ser bicampeões. É apenas e só esse o pensamento. Jamais penso no que é um fracasso».

PREVISÃO DE RESULTADO: Estrela da Amadora 1-2 Sporting