A World Surf League revelou, esta quarta-feira, que as Filipinas vão receber a próxima edição do Mundial de Juniores, que irá decorrer em janeiro do próximo ano. The Point, pico situado na praia de Urbiztondo, na cidade de San Juan, província de La Union, será assim a onda escolhida para consagrar os campeões mundiais de 2024 da categoria júnior.

Entre os 48 competidores (24 masculinos e 24 femininos) que vão competir pelo título de melhor surfista do Mundo Sub-20, vai estar o português Francisco Ordonhas, que se sagrou campeão europeu de 2024. A ele juntam-se os surfistas melhor classificados de todos os circuitos regionais juniores.

Depois de se ter realizado na Califórnia nos últimos anos, esta prova única vai, agora, acontecer nas Filipinas, naquela que será a primeira vez na história que tal acontece naquele país. "Este é um dos eventos mais prestigiados do planeta e que dá uma perspetiva aos fãs daqueles que poderão ser as futuras estrelas do surf mundial", frisou Jessi Miley-Dyer, responsável dos circuitos da WSL.

O brasileiro Gabriel Medina, o australiano Joel Parkinson e o malogrado havaiano Andy Irons, todos eles antigos campeões mundiais, foram alguns dos surfistas que também venceram esta prova júnior.