A Croácia e o Egito asseguraram esta segunda-feira os dois últimos lugares para os quartos de final do Mundial de andebol, ao derrotarem a Eslovénia (29-26) e Cabo Verde (31-24), respetivamente.
Os croatas fecharam o Grupo IV da 'main round' no primeiro lugar, com oito pontos, os mesmos do segundo, o Egito, e do terceiro, a Islândia, que ficou de fora da competição devido à diferença de golos.
Os islandeses, que bateram a Argentina (30-21) ao início da tarde, ficaram à espera de um deslize dos egípcios ou dos croatas, mas tal cenário não se verificou e, nos 'quartos', a Croácia vai defrontar a Hungria, terça-feira, às 17:00 (hora de Lisboa), enquanto o Egito vai encarar a França, no mesmo dia, às 20:00.
Nos jogos do dia no Grupo III, Portugal, que já tinha 'bilhete' para a próxima fase, foi muito superior ao Chile (46-29) e fechou o agrupamento em primeiro, com nove pontos, enquanto o Brasil ganhou à Espanha (26-25) e ficou no segundo posto com oito pontos.
Já a Noruega venceu a Suécia (29-24), mas ficaram ambas pelo caminho, no terceiro e quarto lugar, respetivamente, com seis e quatro pontos.
Nos quartos de final, os portugueses defrontam a Alemanha na capital norueguesa na quarta-feira, às 20:30 locais (19:30 em Lisboa), enquanto os brasileiros defrontam a tricampeã Dinamarca horas antes (16:30).