Martim Costa tem apenas 22 anos mas o jogador do Sporting joga com tal maturidade que voltou a encantar nos grandes palcos, desta vez no Mundial que hoje terminou em Oslo.

Quando foram divulgados os nomes do All Star lá estava, mais uma vez, o nome do internacional luso. Desta vez, Martim foi eleito como o central do sete ideal e apesar de poder ser considerado um universal, é como lateral-esquerdo que o atleta do Sporting se destaca.

Ou talvez não. Como ele diz nunca tem «medo de assumir a responsabilidade» e provou-o mais uma vez. Aos 22 anos!

No ano passado, o filho do atual treinador do Sporting, Ricardo Costa, também ele antigo internacional da modalidade, foi escolhido como lateral esquerdo para o sete ideal do Euro 2024 e e também já tinha recebido igual distinção no Europeu de sub-20, mas, dessa vez, como lateral direito. Como se dúvidas houvessem sobre o seu talento!

Martim Costa foi também escolhido recentemente como jovem atleta 2024, mas agora, depois deste Mundial histórico para Portugal, saltou definitivamente para o clube dos melhores.

Neste mundial Martim Costa marcou 44 golos (9.º lugar na lista de melhores marcadores) que juntou aos 54 do mano mais novo, Kiko Costa, 19 anos (2.º) para ajudar Portugal a bater mais um recorde: golos marcados. A Seleção Nacional rematou certeiro 301 vezes e nunca, nas seis presenças anteriores em Campeonatos do Mundo, tinha ultrapassado a barreira dos 300 golos.