A Brembo apresentou esta semana na EICMA uma nova pinça de alto desempenho que irá fornecer ao MotoGP a partir da próxima temporada – estando disponível para todos os 22 pilotos.

Segundo o fabricante, esta pinça ‘representa um grande salto na tecnologia de travões’, com um desenho ‘cuidadosamente estudado e os materiais da mais alta qualidade’.

Os componentes novos, incluindo a pastilha de grandes dimensões, permite que os travões consigam suportar temperaturas mais altas, aumentam a área de travagem e otimizam a pressão do contacto, o que resulta numa travagem mais eficiente e maior precisão a travar.

Também há uma rápida dissipação do calor essencial para atenuar o desgaste da pastilha e um desempenho mais consistente. A pinça foi reforçada e oferece maior rigidez e resistência ao binário de travagem, conferindo precisão e estabilidade melhoradas. Inclusive a posição do sangrador foi otimizada.

Em 2025, as 11 equipas poderão continuar a usar a atual pinça GP4 adotada em 2020, ou adotar a nova pinça disponibilizada para 2025 – conforme as necessidades e preferências individuais de cada piloto e moto.