
O piloto francês Johann Zarco (Honda) venceu este domingo o Grande Prémio de França de MotoGP, sexta ronda da temporada, e impediu a Ducati de se tornar no construtor com mais vitórias consecutivas, se somasse a 23.ª.
O surpreendente Zarco, que largou do 11.º lugar, gastou 45.47,541 minutos para cumprir as 26 voltas previstas, com 19,907 segundos de vantagem sobre o espanhol Marc Márquez (Ducati), enquanto o também espanhol Fermin Aldeguer (Ducati) ficou em terceiro, a 26,532. A corrida, sempre ameaçada pelas condições meteorológicas, ficou marcada por muitas trocas de motos dos pilotos e também várias quedas.
Tal como Zarco, o primerio francês a vencer em Le Mans desde 1954, Miguel Oliveira, de regresso à competição, foi um dos pilotos que inicialmente beneficiou da chuva, uma das suas especialidades, chegando mesmo a rodar em 2.º lugar.
O português da Pramac Yamaha, que esteve fora de competição durante três corridas depois de uma queda no GP Argentina, acabou por cair e abandonar a prova numa altura em que rodava em 7.º.
Com estes resultados, Marc Márquez cimentou a liderança no Mundial, com 171 pontos, contra os 149 do irmão Alex (Ducati), segundo classificado, que caiu em Le Mans.