![Miguel Oliveira 10.º nos primeiros testes de pré-temporada](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Miguel Oliveira terminou na 10.ª posição o primeiro de três dias de testes da pré-temporada de MotoGP, no circuito de Sepang, na Malásia, marcado pela lesão do campeão Jorge Martin.
O português da equipa Pramac, aos comandos de uma Yamaha, completou, esta quarta-feira, 55 voltas ao traçado malaio, a melhor das quais (1.58,332 minutos) a 0,8 segundos da do mais rápido da sessão, o francês Fabio Quartararo, em Yamaha oficial, que bateu o espanhol Marc Márquez, na Ducati de fábrica, por 51 centésimos, com o também espanhol Alex Márquez, na equipa Gresini, em Ducati, em terceiro, a 183 centésimos.
Miguel Oliveira foi apenas 0,034 mais lento do que o seu companheiro de equipa, o australiano Jack Miller (1.58.298), tendo privilegiado nesta primeira sessão de treinos a adaptação à Yamaha. De acordo com a equipa Pramac, o recém-chegado piloto português «concentrou-se em conhecer e perceber a moto em vez de se aproximar dos limites da máquina».
Miguel Oliveira disse que a tarefa foi cumprida. «Tivemos um dia sólido. Terminámos satisfeitos com o trabalho feito e ansiosos por estreitar esta relação que acabámos de começar».
Citado pela assessoria de imprensa da Pramac, o piloto de 30 anos referiu que ainda se está a adaptar à moto, tal como alguns dos elementos da equipa italiana, e a conhecer melhor os técnicos da formação e da Yamaha.
«Há um bom ambiente na box. Todos dão o seu melhor para melhorar. Sabemos que podemos fazer melhor e sou o primeiro a admitir que ainda preciso de desbloquear o potencial completo da moto. Sabemos que está lá e estas primeiras voltas só nos deixam mais motivados», frisou Miguel Oliveira.
MARTIN CAI COM GRAVIDADE
O campeão Jorge Martin, que este ano se mudou da Ducati (Prima Pramac) para a Aprilia (equipa de fábrica), caiu duas vezes nesta primeira sessão de testes de pré-temporada de MotoGP na Malásia. No segundo acidente, o espanhol perdeu o controlo da moto e foi projetado, embatendo com violência no asfalto.
O piloto espanhol foi transportado para o centro médico do circuito malaio e, posteriormente, para o hospital, onde foram diagnosticadas fraturas do quinto metacarpo da mão direita e do terceiro, quarto e quinto metatarsos do pé esquerdo, segundo informou a equipa. O campeão mundial da categoria rainha do motociclismo só deverá ter alto durante o dia de hoje e regressará à Europa para ser operado à mão direita e pé esquerdo.
Martín vai falhar a segunda sessão de testes de pré-temporada, que se realiza na próxima semana, na Tailândia, e poderá não estar totalmente recuperado a tempo do primeiro Grande Prémio do Mundial de 2025, em 2 de março, naquele país asiático.
Também vítima de queda, o espanhol Raul Fernandez, que foi companheiro de equipa de Miguel Oliveira na equipa Trackhouse, em Aprilia, nas duas últimas temporadas, é mais uma baixa nos testes que decorrerão no circuito de Buriram, devido a fraturas na mão e pé esquerdos. O piloto viajará de regresso a Espanha, onde será operado em Barcelona.
Também o italiano Fabio DiGiannanttonio, da equipa VR46, em Ducati, caiu durante a sessão de testes bastante acidentada em Sepang, fraturando a clavícula esquerda, também será submetido a intervenção cirúrgica.
Caíram ainda o espanhol Pedro Acosta (KTM), o japonês Ai Ogura (Aprilia) e o italiano Franco Morbidelli (Ducati), mas sem consequências.
Quinta-feira disputa-se o segundo dos três dias esta primeira sessão de testes de pré-temporada.