Lionel Messi passou a maior parte da carreira na Catalunha. Apesar do regresso não ter acontecido pouco tempo depois, o camisola dez guarda excelentes memórias dos longos anos que viveu em Barcelona, altura em que tornou-se um dos melhores jogadores de sempre.

O camisola dez, atualmente no Inter Miami CF, falou aos microfones do podcast Simplemente Fútbol para relembrar os primeiros passos no conjunto espanhol e deixar elogios a dois treinadores com quem coincidiu.

«Digo sempre que o primeiro balneário em que entrei foi extraordinário. Sou muito grato pela receção que me deram: Ronaldinho, Deco, Sylvinho, Xavi, Iniesta ou Puyol. Havia grandes nomes e a equipa era incrível. Ganhámos a Liga dos Campeões pela primeira vez após uma longa ausência. O Rijkaard confiou em mim e tornou-me parte do grupo, desfrutei muito.»

«Pep Guardiola é de outro mundo. É diferente, vê coisas que mais ninguém vê. Mudou o futebol durante essa altura. Todos queriam copiar-nos. Na verdade, de certa forma, prejudicou o futebol, porque as pessoas tentavam jogar como o nosso Barcelona [risos]. Éramos um conjunto especial. Aquele meio-campo: Xavi, Busquets e Iniesta... Tudo era perfeito entre jogadores e treinador», acrescentou.