Negócio de 40 milhões de euros. O Manchester City oficializou na tarde desta segunda-feira a contratação de Abdukodir Khusanov, defesa-central uzbeque de apenas 20 anos, recrutado aos franceses do Lens, atuais 7.º classificados da Ligue 1.
Abdukodir Khusanov será o primeiro jogador natural do Usbequistão a jogar na Premier League, tendo rubricado contrato válido por quatro temporadas e meia com os citizens, ou seja, até 2029.
«Estou absolutamente encantado por juntar-me ao Manchester City, clube que gosto de seguir há bastante tempo. Este plantel está cheio dos melhores jogadores do Mundo e mal posso esperar para conhecê-los e jogar ao lado deles», afirmou Khusanov nas primeiras declarações oficiais, deixando, também, elogios ao novo treinador.
«Pep Guardiola é um dos maiores treinadores de todos os tempos e estou entusiasmado para aprender com ele e melhorar ainda mais o meu jogo», vincou, falando num «momento de muito orgulho» para ele e para toda a família.
Abdukodir Khusanov chegou ao Lens em 2023 e fez 31 partidas. Internacional pelo Uzbequistão (18 presenças), foi caracterizado pelo ainda diretor desportivo do Manchester City, Txiki Begiristain, como um central «muito inteligente, forte, agressivo e extramemente rápido».
Depois da oficialização de Abdukodir Khusanov, os citizens preparam-se agora para oficializar o defesa Vítor Reis, contratado ao Palmeiras de Abel Ferreira, e ainda o avançado Omar Marmoush, recrutado ao Eintracht Frankfurt.