Matheus Pereira está muito perto de trocar o Cruzeiro pelo Zenit de São Petersburgo. De acordo com o 'GloboEsporte', o extremo brasileiro, que já passou pelo Sporting e Chaves, já aceitou a proposta feita pelo clube russo, tendo já realizado também exames médicos numa clínica particular em Belo Horizonte. A transferência deverá rondar os 100 milhões de reais, cerca de 16,7 milhões de euros à conversão atual, e render aos leões cerca de 667 mil euros via Mecanismo de Solidariedade da UEFA. Já o Chaves deverá receber cerca de 84 mil euros pela passagem do extremo pelo clube em 2017/18.

Neste momento, o futebolista de 28 anos está só à espera dos resultados dos exames médicos para rumar ao hexacampeão russo, que terá de correr contra o tempo para inscrever o jogador ainda esta quinta-feira, dia em que se encerra o mercado de transferências na Rússia.

Al Hilal de Jorge Jesus também é parte interessada nas negociações

O Al Hilal de Jorge Jesus é atualmente detentor de 50% do passe de Matheus Pereira, pelo que também terá direito a receber um valor significativo pela transferência do extremo brasileiro para o Zenit de São Petersburgo. De acordo com a mesma fonte, o Cruzeiro já iniciou conversações com o emblema saudita para negociar uma maior percentagem do passe do extremo.

O Mecanismo de Solidariedade da UEFA explicado

Recorde-se que, por cada transferência internacional de um jogador, o clube formador do atleta em questão tem direito a 5% dos valores envolvidos nas negociações. Essa percentagem é dividida por todos os clubes pelos quais o futebolista passou entre os 12 e 23 anos. Pelo período que Matheus Pereira esteve no Sporting, entre 2009 e 2020, os leões têm direito a receber 667 mil euros, isto se a transferência efetivamente ficar fechada por 16.7 milhões de euros.