
André Cruz é a ausência mias notada da lista de 26 nomes ontem divulgada por Mário Gomes, o selecionador nacional de basquetebol, que começa a preparação para o Eurobasket 2025. O jogador do Sporting está lesionado e não pode assim ajudar o grupo que vai estrear-se com a Chéquia dia 27 de agosto.
Nos pré-convocados estão todos os basquetebolistas que participaram na qualificação e quatro novidades: Miguel Correia, do Galitos do Barreiro, e Gustavo Teixeira e Rodrigo Soeiro, ambos da Ovarense, e Neemias Queta, que devido a coincidência de datas com o calendário da NBA não pôde participar na qualificação.
Após a estreia com a Chéquia, a equipa de Mário Gomes enfrenta a Sérvia de Nikola Jokic e no dia seguinte (29) a Turquia; a 1 e 3 de setembro tem pela frente a Letónia e a Estónia, respetivamente. Recorde-se que quatro das seis equipas avançam para os quartos de final da competição.
Esta vai ser a quarta participação de Portugal no Europeu. Em 2011 foi 21.º classificado no último posto, em 2007, nono, e, em 1951, a convite, foi 15.º.
Os Linces jogam em Riga, na Letónia, de 27 de agosto a 14 de setembro.