A atleta Mariana Machado (Sporting de Braga) venceu hoje, pela terceira vez consecutiva, sem oposição, os Campeonatos Nacionais de Estrada de 10 quilómetros, enquanto Isaac Nader (Benfica) revalidou o título e bateu o recorde nacional da prova.

Na Figueira da Foz, a atleta bracarense impôs-se à concorrência e venceu a prova com 32.12 minutos, menos 1.05 minutos do que em 2024, batendo o seu recorde pessoal.

Mariana Machado terminou a corrida com uma vantagem confortável sobre a sua companheira de equipa, Solange Jesus, e Mónica Silva, do Clube de Atletismo de Macedo de Cavaleiros, que ficaram a mais de um minuto e meio.

Na prova masculina, Isaac Nader conquistou o seu segundo título de estrada, com o tempo de 28.01 minutos, retirando um segundo ao anterior recorde nacional, seis dias depois de ter vencido a São Silvestre de Lisboa.

O segundo e terceiro lugares foram ocupados por Miguel Moreira e André Pereira, ambos do Benfica, com os tempos de 28.38 minutos e 28.51 minutos, respetivamente.

A 32.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Estrada, que tiveram início às 17:30, na cidade da Figueira da Foz, contou com 1.763 inscritos, um recorde absoluto, de acordo com a Federação Portuguesa de Atletismo.