
O 8.º dia de julgamento da Operação Pretoriano está a ser marcado pelo testemunho de vários sócios presentes na AG do FC Porto de novembro de 2023, testemunho que tem entroncado na na descrição de um ambiente "de confusão".
"Cheguei por volta das 19h45 e estava à espera que [a porta] abrisse. Nós íamos participar numa assembleia e achámos estranho, o senhor Vítor 'Catão' estava possuído, aos gritos, a insultar toda a gente. Eu estava com as minhas familiares e três amigos e ele começou a disparatar contra toda a gente. Dizia barbaridades 'vêm estes filhos da p. para aqui, são do André Villas-Boas, ides morrer, ides morrer', era isto que ele dizia", recorda António, um dos sócios ouvidos pelos juízes do tribunal de São João Novo, no Porto, como dá conta o Correio da Manhã.
"Ainda antes chegou um carro da comunicação social e o Vítor 'Catão' saiu possuído para os insultar. Liguei para a polícia e disse: 'venham cá que isto vai acabar mal'. Ele dizia também à comunicação social: 'ide embora, isto não é a vossa casa, filhos da p...' Eu andei na guerra e não fico intimidado, mas fiquei preocupado porque estava com a minha neta e a minha sobrinha (...) Antes da acreditação rebentaram três petardos e aí foi o pânico generalizado", acrescenta.
"O pessoal dos Super Dragões chegava, o senhor Fernando Madureira tinha uma folha A4, ia rasgando papéis, uns davam pulseiras, outros cartões, valia tudo", afirma a testemunha, que diz que se chegou a queixar a um elemento da SPDE.
O sócio garante ainda que viu um membro dos Super Dragões a distribuir pulseiras, mas não consegue identificar.
"Encontrei o senhor presidente da mesa da Assembleia que estava com um amigo meu, o Alípio Jorge, e disse que deviam cancelar a assembleia, estavam a entrar dezenas de pessoas que não eram sócias do clube. Eu vi darem cartões e papéis a não sócios. O senhor Lourenço Pinto perguntou: tem provas? E eu disse-lhe que as pessoas tinham visto, queria mais provas? Por isso acabei a conversa por ali", refere a testemunha, dando conta de que tal conversa aconteceu ainda antes do início da assembleia.