Como se esperava, desde que, a 2 de fevereiro, Luka Doncic foi surpreendentemente transferido dos Mavericks para os Lakers, por troca com o poste Anthony Davis, o impacto do base esloveno num dos principais clubes da NBA tem ido muito além do facto dos californianos inflacionarem os bilhetes dos pavilhões por onde atuam com sucessivas lotações esgotadas e entusiasmantes audiências televisivas, e terem passado ao play-off como a terceira melhor equipa de Oeste (50 v-32 d).

Elevando a expectativa se, na segunda fase, conseguirão lutar pelo título de Conferência. O que, no caso de Doncic, seria estar nos Finals pela segunda temporada consecutiva, depois de, em 2023/24, os Mavs terem sido derrotados pelos Celtics por 4-1

Na véspera de começar o play-in para decidir os dois últimos clubes de cada conferência a integrarem o play-off, a Liga anunciou que Doncic a camisola com o n.º 77 do base passou a ser a mais vendida da NBA, superando Stephen Curry (30, Warriors), que caiu para segundo, e LeBron James (23, Lakers), os quais têm alternado na liderança desde 2012/13, e tornando-se no primeiro jogador internacional a chegar ao topo.

A contagem refere-se apenas às vendas da loja online da Liga e a partir da segunda metade da regular season, 6 de fevereiro. Ainda Luka estava a recuperar da lesão sofrida nos gémeos no dia de Natal, regressando à ação a 10 de fevereiro, contra os Jazz.   

Quem também tem estado de baixa é o poste francês dos Spurs Victor Wembanyama, e mesmo assim mantém-se no 6.º lugar do ranking, onde também figuram os europeus Nikola Jokic (Nuggets), sérvio, em 10.º, e o grego Giannis Antetokounmpo (Bucks) em 11.º.

O facto de Doncic e LeBron estarem no top 3 da lista, foi igualmente decisivo para que os Lakers se tenham tornado na equipa que mais merchandising vendeu na segunda metade da fase regular, seguida pelos campeões Celtics e Warriors.

LeBron James, com 3,23 mil milhões de visualizações, Stephen Curry, com 2,56 mil milhões, e Luka Doncic, com 1,82 mil milhões, são ainda os jogadores cujas imagens são mas vistas nas redes sociais da NBA.

Vejamos então o top 10 de cada ranking. Mais camisolas vendidas: 1.º, Luka Doncic (Lakers); 2.º, Stephen Curry (Warriors); 3.º, LeBron James (Lakers); 4.º, Jayson Tatum (Celtics); 5.º, Jalen Brunson (Knicks); 6.º, Victor Wembanyama (Spurs), 7.º, Anthony Edwards (Wolves), 8.º, Já Morant (Grizzlies); 9.º, Shai Gilgeous-Alexander (Thunder); 10.º, Nikola Jokic (Nuggets).

Curioso, os dois principais candidatos a MVP fecham o top 10. 

Já os dez clubes que mais merchandising vendem, estão assim ordenados: 1.º, Lakers; 2.º; Celtics; 3.º, Warriors; 4.º, Knicks; 5.º, Bulls; 6.º, Mavericks; 7.º, Cavaliers; 8.º, Nuggets; 9.º, Spurs; 10.º, Wolves.

Note-se que estas receitas são para dividir por todos os clubes da NBA e para cada um conforme as vendas.