O fim de semana do E-Prix de Jeddah começou com um grande revés para a Lola Yamaha Abt, uma vez que tanto Lucas di Grassi como Zane Maloney receberam penalizações de 20 lugares na grelha para a corrida de abertura.

As penalizações resultam de uma violação das regulamentações técnicas, com a equipa a quebrar os selos obrigatórios em ambos os E-Motores (MGU)—uma ação classificada como uma alteração ilegal de componente de acordo com as regras da Fórmula E.

Decisão dos Comissários: Uma Violação Necessária, Mas Custosa

De acordo com o relatório dos comissários, a Lola Yamaha Abt solicitou permissão para quebrar os selos devido a problemas técnicos persistentes com a sua MGU nas rondas anteriores. A equipa citou preocupações de segurança e procurou inspecionar e resolver o problema, mas sob o rigoroso regulamento da Fórmula E, o ato foi ainda assim considerado uma violação.

O boletim dos comissários afirmou:

“O concorrente enfrentou vários problemas técnicos com a sua MGU durante os eventos anteriores desta temporada. Portanto, pediu permissão para quebrar os selos de duas MGUs ao Delegado Técnico para realizar verificações de segurança e resolver o problema.”

Com apenas 22 carros na grelha, uma penalização total de 20 lugares por piloto é impossível de aplicar. Em vez disso, penalizações adicionais durante a corrida serão aplicadas:

  • Uma penalização de drive-through será imposta por 1-10 posições não servidas.
  • Se um piloto não conseguir perder 11 ou mais posições, será emitida uma penalização de stop-and-go em vez disso.

Um Golpe Brutal para uma Equipa Já em Dificuldades

Este último revés agrava um início de temporada já difícil para Lola Yamaha Abt.

  • Zane Maloney conseguiu P12 em São Paulo, seguido de P15 na Cidade do México.
  • Lucas di Grassi teve uma sorte ainda pior, retirando-se da corrida de abertura da temporada antes de terminar P20 na Cidade do México.

O seu fim de semana no E-Prix de Jeddah também não começou de forma promissora. Em FP1, Maloney terminou em 20º, enquanto di Grassi foi 21º, ambos a lutar com problemas de configuração.

Entretanto, Tatiana Calderón, participando na Sessão de Treinos Livres para Novatos, terminou em 10ª posição entre 11 pilotos.

Conseguirá a Lola Yamaha Abt Recuperar?

Com ambos os pilotos já a lutarem por ritmo, estas penalizações colocam a Lola Yamaha Abt numa situação ainda mais complicada antes de apagar as luzes.

Agora, Maloney e di Grassi têm de lutar a partir da parte de trás do pelotão, enquanto também cumprindo penalizações durante a corrida—um desafio assustador no rápido e técnico Circuito Corniche de Jeddah.

Conseguirão eles salvar algo deste início de pesadelo? As probabilidades estão contra eles, mas em Fórmula E, o caos pode surgir a qualquer momento.