António Barbosa estreou-se, este sábado, com uma vitória no comando técnico da Académica, que foi feliz nos últimos instantes da partida, que decorreu no terreno do 1.º Dezembro, a contar para a 8.ª jornada.

Os estudantes entraram a todo o gás e abriram o ativo ao minuto 5, através de um potente disparo de Leandro Silva à entrada da área. Na etapa complementar, Diogo Cardoso foi lançado em jogo e justificou a aposta, restabelecendo, aos 69 minutos, a igualdade no marcador, fruto de um cabeceamento à queima-roupa, na pequena área, sem hipóteses para o guarda-redes António Filipe.

O empate não servia à Briosa, que tentava colocar um ponto final no jejum de vitórias, que durava desde a quarta ronda, aquando da receção ao UD Santarém (1-0). No sexto minuto de compensação, o experiente avançado Mário Rondón, de 38 anos, desviou com a cabeça o remate de Fran Ferreira e motivou uma enorme festa de adeptos, jogadores e staff técnico da Académica, que reconheceram a importância do suado triunfo.

Com esta vitória, a Académica subiu ao 6.º lugar, com 9 pontos, os mesmos que o 1.º Dezembro, e aproxima-se dos lugares que garantem o direito de lutar pela subida de divisão.

Este domingo, nota para a receção do líder Belenenses (17 pontos) ao Sporting B, terceiro classificado (11 pontos). Na antevisão à partida, que terá lugar no Estádio do Restelo, pelas 15 horas, Tiago Teixeira lamentou o «estado do relvado», mas frisou que a equipa será capaz de dar uma boa resposta.

«Somos uma equipa que gosta muito de ter bola e que consegue criar muitas oportunidades. Estamos a criar cada vez mais, mas infelizmente não conseguimos concretizá-las. Ainda assim, estamos satisfeitos com o que os jogadores têm feito e com a sua evolução», referiu o técnico-adjunto da turma verde e branca.