Num recente desenrolar de eventos no Grande Prémio da China, uma colisão entre as estrelas da corrida Charles Leclerc e Lewis Hamilton deu início a um debate sobre quem deve assumir a culpa. Leclerc, no entanto, acredita que nem ele nem Hamilton estão em falta. Além disso, alerta que a sua equipa, a Ferrari, deve preparar-se para mais potenciais confrontos entre os seus pilotos à medida que a temporada avança.

O incidente ocorreu durante as fases iniciais da corrida, quando Hamilton, que estava em P4, e Leclerc, em P5, navegaram pelas Curvas 2 e 3. O veículo de Leclerc tocou na Ferrari irmã de Hamilton, resultando na perda de uma extremidade da asa dianteira. Este contratempo foi estimado em ter custado à equipa “20 a 30 pontos” de downforce.

Apesar do incidente, Leclerc conseguiu manter uma vantagem de ritmo sobre Hamilton durante uma parte significativa da corrida. No entanto, reconhece que os danos sofridos tiveram um impacto na sua performance e antecipa mais desafios para os pilotos da Ferrari.

Numa entrevista à Sky F1, Leclerc enfatizou que Hamilton não teve culpa nenhuma no incidente. Ele explicou que, enquanto se posicionava para a Curva 3, Hamilton, inconsciente da posição de Leclerc, voltou a tomar a tangente. Leclerc descreve o ocorrido como um incidente de corrida e algo que está destinado a acontecer novamente, dizendo: “Esta não é a primeira nem a última vez que isto vai acontecer.”

O lamentável evento entre os dois carros vermelhos não resultou de más intenções, segundo Leclerc. No entanto, afetou significativamente o resto da sua corrida. Apesar dos danos substanciais no seu veículo, Leclerc optou por não trocar a asa dianteira danificada, temendo a perda de oito segundos na paragem nas boxes. Esta decisão foi também influenciada pela fraca performance da Ferrari na Curva 12, que tornava a equipa suscetível aos carros atrás e dificultava as ultrapassagens.

O Grande Prémio da China viu Leclerc perseverar apesar dos danos na sua asa dianteira, enquanto o ritmo de Hamilton diminuiu. O chefe da equipa Ferrari, Fred Vasseur, considerou a situação difícil de decifrar. Falando à Sky F1, expressou a sua confusão sobre o ritmo flutuante, especialmente tendo em conta a excelente gestão de desempenho de Hamilton no dia anterior.

Apesar dos desafios, Vasseur insiste em focar nos aspectos positivos, destacando especificamente a corrida de Leclerc e o seu ritmo admirável. Quando questionado sobre o ritmo desaparecido de Hamilton na corrida Sprint, absteve-se de culpar questões relacionadas com os pneus. Em vez disso, enfatizou que todos usam os mesmos pneus e que a situação está sempre à beira de um colapso.

A corrida terminou com Leclerc em P5, após ter sido ultrapassado pelo Verstappen da Red Bull, e Hamilton em P6. No entanto, ambos os pilotos da Ferrari foram posteriormente desqualificados. O Ferrari SF-25 de Leclerc foi considerado abaixo do peso durante as verificações padrão da FIA após a corrida, enquanto a prancha inferior do Ferrari de Hamilton excedeu o desgaste máximo permitido. Este incidente infeliz serve como um lembrete claro da imprevisibilidade do mundo das corridas e da importância da preparação e adaptabilidade.