O Benfica começou a 16.ª jornada no primeiro lugar do campeonato. Durante cerca de 24 horas, o FC Porto ocupou o posto. Mas o dérbi da capital, disputado este domingo em Alvalade, ditou que quem vai virar o ano na liderança será o Sporting.
A expectativa era grande para o duelo desta noite, graças à imprevisibilidade do desfecho e a possibilidade de qualquer um dos três grandes terminar a jornada (e o ano) no topo da Liga. Mas também por ser a estreia do treinador Rui Borges, sacado por Frederico Varandas ao Vitória de Guimarães, após a curtíssima passagem de João Pereira depois da era Ruben Amorim.
Correu bem. Era difícil correr melhor. O Sporting mostrou bom futebol em Alvalade e, depois de algumas oportunidades, abriu o marcador de forma natural, através de Geny Catamo, aos 28 minutos.
Com este resultado, o Sporting chega aos 40 pontos, os mesmos do FC Porto, mas ocupa o primeiro lugar devido ao critério de desempate.
As reações de Rui Borges e Bruno Lage
Depois do dérbi, o estreante Rui Borges afirmou que "não fez milagres" e que "o mérito é todo dos jogadores". Bruno Lage considerou o resultado "injusto".