
Hipotecado o título nacional, já que o Sporting está a um empate do bicampeonato, o FC não perde tempo em preparar a próxima temporada, tendo anunciado esta quinta-feira a contratação do lateral esquerdo espanhol Pol Valera, oriundo do Barcelona.
"Estou muito motivado para sair da zona de conforto, sair de casa e rumar a um clube como o FC Porto e para um país como Portugal, onde tenho ótimas referências, contaram-me coisas muito boas. Tenho muitas ganas de começar, conhecer os meus companheiros e dar o máximo. Fiquei muito feliz quando soube do interesse do FC Porto, o treinador Magnus Andersson ligou-me, falou-me do projeto, do meu papel na equipa e entendemo-nos. Gosto muito do estilo de jogo do FC Porto", considerou Pol Valera, em declarações ao site dos portistas, que recolheu informações junto do canhoto do FC Porto, Mamadou Diocou, e do seu companheiro no Barça, o pivô Luís Frade.
Trata-se de mais um reforço para a primeira linha dos dragões, que terão também o lateral direito sueco, Linus Persson (GOG, da Dinamarca), ao seu serviço.
Pol Valera, de 26 anos, com 1,87 metros de altura e 79 kg de peso, nasceu na Catalunha, sendo formado no Granollers, antes de rumar ao Barça, onde conquistou duas Ligas espanholas, três Taças da Liga, uma Taça de Espanha e uma Liga dos Campeões, erguida em Colónia no verão passado.
Escolha habitual nas seleções de Espanha, o catalão foi convocado pela primeira vez pelo selecionador Jordi Ribera em junho de 2022 para os Jogos Mediterrânicos, prova que venceu após triunfo na final frente ao Egito.
Em 2023 esteve de novo entre os eleitos para o Mundial em que os espanhóis só caíram nas meias-finais frente à campeã Dinamarca e para a Taça da Europa, competição que terminou a subir ao pódio.
Além do poder e facilidade de remate, o segundo reforço do FC Porto para 2025/26 destaca-se pela visão de jogo, principalmente no que às combinações com os pivôs diz respeito, e pelo valioso desempenho em ações de um contra um.