Os Países Baixos venceram a Roménia, esta terça-feira, por 0-3 e garantiram a qualificação para os quartos de final do Euro 2024. No final do jogo, o selecionador nacional neerlandês Ronald Koeman elogiou a performance da sua equipa e garantiu que os neerlandeses não podem baixar o nível.

«Às vezes é difícil explicar por que jogas mal e chega a um nível alto. Hoje o começo foi difícil, mas eventualmente encontrámos nosso jogo e causámos problemas. Talvez um ponto crítico foi que demorou muito para marcar o segundo golo. Causámos grandes problemas à Roménia com o nosso ataque», começou por dizer, em conferência de imprensa.

«O resultado final é sempre o mais importante. Somos neerlandeses, no entanto, e temos que jogar bem. Toda a performance hoje foi excelente. É disso que precisamos para ter uma chance de continuar neste torneio. Se a nossa performance baixar, não chegaremos à final», acrescentou.

Koeman comentou ainda as comparações desta seleção com gerações anteriores: «Temos grandes talentos na equipa. Claro que você precisa ganhar alguma coisa – então as pessoas vão comparar com 1988. O futebol mudou desde então. Você viu nos últimos jogos que todos tiveram problemas para continuar no torneio.»

Por fim, deixou rasgados elogios a Cody Gakpo, eleito MVP do jogo: «Ele foi incrivelmente importante novamente. Ele é fisicamente forte, rápido e tem qualidades extras.»