
Antigo jogador de Benfica, Flamengo e Inter Milão, Júlio César vai ter várias equipas pelas quais poderá torcer no Mundial de Clubes. Esta semana, por estar em Itália, falou das chances do Inter em conquistar o troféu e lembrou uma palestra curiosa de José Mourinho nos seus tempos de jogador, a propósito da possibilidade dos italianos conseguirem conquistar tudo esta temporada, incluindo, claro, o Mundial de Clubes.
A questão visava essencialmente se, em algum momento da temporada, os plantéis escolhem um troféu em detrimento de outro. A resposta... foi claro. "Não, definitivamente... não. Quando tens a chance de ganhar uma competição, não vais escolher. Em 2010, quando percebemos que podíamos ganhar o triplete, o Mourinho disse-nos 'Podemos conquistar três em três, dois em três, um em três ou zero em três. A escolha é vossa'. Levantou-se e foi embora. Foi a palestra mais rápida que me recordo. Mas não tens por que escolher, tens de jogar até ao final", frisou o antigo guardião, que em 2010 conquistou, na verdade, cinco de seis troféus (Serie A, Supertaça italiana, Taça de Itália, Mundial de Clubes e Liga dos Campeões; tendo apenas falhado a Supertaça Europeia).
Apesar de não ser, em teoria, o mais forte candidato, Júlio César diz que o Inter tem chances de ganhar a competição internacional. "Acho que têm estado muito bem. Depois da final com o Manchester City [Champions 2022/23], que mereceram ganhar, o Simone Inzaghi amadureceu imenso a equipa. Os jogadores mostraram que podem competir com qualquer equipa. Atualmente o Inter é uma das equipas mais fortes do mundo e chega ao Mundial com grande confiança."
Noutro âmbito, ao ser questionado sobre como viveria uma eventual final entre Inter e Flamengo, a resposta foi... caricata. "Estaria em problemas. Se isso acontecer, iria para Marte!"