José Luís Mendilibar apareceu na sala de imprensa do Estádio do Dragão para realizar a antevisão ao encontro desta quinta-feira entre o Olympiacos e o FC Porto, às 17h45, a contar para a 7ª e penúltima jornada da Liga Europa. Porém, o técnico espanhol foi questionado várias vezes se fará alguma poupança no onze relativamente ao dérbi para o campeonato, no próximo domingo, sobre o Panathinaikos. 

"Jogo de domingo? Não penso nisso, o jogo de amanhã [quinta-feira] com o FC Porto é a minha única preocupação. Se eu estivesse a pensar tanto à frente nem conseguiria viver, só penso jogo a jogo. Estou tranquilo, embora o FC Porto não tenha perdido em casa, sabemos a situação em que estão e vamos tentar tirar proveito disso", realçou o treinador espanhol, de 63 anos, revelando estar a par da situação sensível dos dragões: "Samu? Tivemos de analisar este jogo de uma forma diferente, ter noção da defesa e saber que para conseguirmos um resultado temos de defender bem. Acredito que temos um melhor coletivo e, assim, conseguiremos a vitória, mas não nos podemos debruçar sobre um único jogador, seria estúpido da nossa parte."

Haverá poupança dos jogadores por causa do dérbi no domingo? 
"Amanhã há um jogo importante, mas parece que estão todos doentes! Estão mais preocupados do que nós com o jogo do Panathinaikos. Temos é de nos preocupar se amanhã temos jogadores concentrados, em condições e se vão olhar para o jogo de forma diferente. Quem estiver em condições durante o dia de amanhã, joga e, só depois, é que pensamos no Panathinaikos."

Já venceu o Sp. Braga esta época. Tirou algumas ideias desse jogo para este? 
"Não, eu não penso nesses fatores. Não sou um treinador que se guie por um jogo específico, vamos analisar a situação em termos globais. O futebol é um desporto de equipa e temos um conjunto de jogadores que tem de ser o melhor coletivo. Claro que sim, gosto quando os meus jogadores são enaltecidos pela imprensa e quando ganham acontece sempre isso."

Há quem fale nas transferências de Bruno Onyemaechi e André Horta de Portugal para o Olympiacos
"Mercado? Só posso dizer que conto com os jogadores que estão na nossa equipa. Temos treinadores, observadores e diretores desportivos portugueses, é natural que queiram trazer alguns jogadores que conhecem. Tudo isso é muito relevante, mas temos um jogo para nos preparar. Ter algum português em campo, em termos desportivos, é isso que nos pode ajudar."