José Faria, treinador do Estrela da Amadora, confirmou a ausência de André Luiz no encontro de amanhã, frente ao Sp. Braga no estádio José Gomes, para a 18ª jornada da Liga Betclic, revelando que o extremo brasileiro de 22 anos já não treinou com o grupo uma vez que está muito próximo de se mudar para o Rio Ave. O técnico admitiu ainda que a agitação do mercado tem afetado a equipa, mas está focado nos jogadores que continuam.

"A mudança, seja ela qual for, nada fica igual. Agora, cabe-nos a nós interpretar isso da melhor maneira possível. Faz parte, um clube que está na fase em que o Estrela está, está sempre sujeito a que aconteçam mudanças a qualquer altura, seja do ponto de vista da saída dos jogadores, assim como da entrada. Afeta, obviamente, mas não é a isso que a gente se agarra. Temos de continuar a trabalhar, o nosso foco é no treino e nos que cá estão", sublinhou.

"Não é segredo, o André está fora do jogo. Hoje, inclusivamente, já não treinou. Tal como o Igor [Jesus], o processo está concluído ou está muito perto de estar concluído, por isso não é opção e o jogo não foi preparado com ele. Acho que o processo está concluído, pelo menos hoje já não esteve com o grupo. Penso que, inclusivamente, já viajou para fazer os exames médios, acho que é algo que é certo. Acho que vai mesmo juntar-se ao Rio Ave", revelou.

De resto, mostrou-se satisfeito pelas renovações dos centrais Miguel Lopes e Rúben Lima, que prolongaram contrato até junho de 2026. "Foi algo que queria bastante. Estamos a falar não só daquilo que eles ainda conseguem apresentar em campo, na regularidade, principalmente do Ruben e até mesmo do Miguel, que é o nosso capitão, mas aquilo que eles aportam em termos de grupo", explica, frisando: "É um prémio merecido e uma prova de confiança."

Copo meio cheio... ou meio vazio

Quanto ao jogo, Faria, anunciou que o capitão Miguel Lopes está de regresso à convocatória depois de recuperar dos problemas físicos, enquanto Jovane se lesionou no último treino e, por isso, será baixa para amanhã. O técnico de 38 anos espera muitas dificuldades, deixando bastantes elogios à equipa do Sp. Braga e a Carlos Carvalhal, desvalorizando a irregularidade que a formação arsenalista tem vindo a apresentar ao longo da temporada.

"Estamos a falar de um Sp. Braga muito bem liderado. O Carlos Carvalhal tem mais de 300 jogos na 1ª Liga, treinou na Premier League, treinou clubes de dimensão superior e não precisa de provar nada a ninguém. O Sp. Braga é a segunda equipa mais forte fora de casa, que mais duelos ganha, que mais situações cria, que ganhou no Estádio da Luz na última saída... ou seja, podemos ver isto com um copo meio cheio ou meio vazio", alertou.

"Tenho a certeza absoluta de que vai ser um jogo muito difícil, realmente muito, muito difícil. Agora, as competições variam e a maneira como se aborda um jogo em casa para a Taça de Portugal contra uma equipa do quarto escalão não tem nada a ver com a maneira como se aborda no José Gomes contra o Estrela. Não tenho dúvidas de que vai ser um jogo muito difícil contra uma grande equipa e para mim vai ser um privilégio poder estar do outro lado", concluiu.

Travassos faz balanço positivo

Quem também esteve presente foi Diogo Travassos. O lateral direito de 20 anos, emprestado pelo Sporting, mostra-se satisfeito e faz um balanço positivo desta primeira volta com o Estrela. "Vim para cá com o objetivo de ter minutos na 1ª Liga e estou a conseguir. Há jogadores que já passaram pelas principais ligas que me têm ajudado. O Miguel Lopes já jogou na minha posição e ajuda-me muito", explicou, abordando ainda a "concorrência saudável" com Danilo Veiga.

"Tem sido boa e penso que como o míster disse aqui uma vez, eu e o Danilo temos uma competição muito saudável. Eu ajudo o Danilo e o Danilo ajuda-me a mim. Estamos a crescer, temos o mesmo objetivo que é jogar, mas o principal objetivo é ajudar o Estrela a ganhar. Jogue eu ou ele, estamos bem servidos. O Danilo é dos mais próximos de mim no grupo e vamo-nos ajudando um ao outro com dicas durante o jogo, passando confiança um ao outro", revelou.