A relação entre Jorge Lorenzo e Valentino Rossi foi marcada por uma das rivalidades mais intensas do MotoGP. Quando partilharam a garagem da Yamaha, a tensão era tal que chegou a ser instalada «uma parede» para separar as equipas técnicas de ambos. Embora tenham passado anos desde a polémica temporada de 2015, que culminou com o título de Lorenzo, e as memórias – também positivas – sobre o adversário continuam vivas.

Em declarações recentes à Gazzetta, citado pelo Crash, Lorenzo não hesitou em elogiar o talento de Rossi: ‘O Valentino? Muito completo. Como pessoa, naturalmente muito inteligente e muito carismático. Um grande desprendimento, um piloto que podia improvisar muito com a moto’.

Lorenzo destacou ainda a habilidade de Rossi em gerir momentos críticos: ‘Quando estava em corrida, estava cansado, era suave na [pressão]. Era muito lúcido. Muito completo. Não tinha uma super qualidade mas era muito completo’.

Apesar das divergências do passado, estas palavras mostram que, na análise desportiva, o respeito entre dois dos maiores nomes da história do MotoGP permanece intacto.

Por: AM