O ano de 2024 teve em Johann Zarco o melhor piloto na classificação geral da Honda, com o francês a bater o seu colega de equipa – Takaaki Nakagami, o mais experiente com a RC213V – e a dupla de fábrica, constituída por Joan Mir e Luca Marini. O seu segredo? Lucio Cecchinello explicou.
O chefe da LCR Honda, equipa satélite, esteve em conversa com o GPOne onde falou sobre como Zarco acabou por ser o melhor com a moto nipónica, e considerou que este teve o melhor entendimento sobre esta e não tanto devido ao trabalho da equipa: ‘Penso que o mérito não é tanto da equipa, mas do Zarco, que foi capaz de interpretar bem esta Honda’.
Cecchinello explicou depois em que áreas Zarco se notabilizou face aos demais, e embora em travagem até não seja melhor do que a dupla de fábrica, a verdade é que sabe ganhar tempo noutras:
– Já tínhamos tido a oportunidade de trabalhar com ele quando substituiu o Nakagami em 2019 e apreciámos a sua técnica de condução que o faz ser muito eficaz na saída das curvas, sacrificando um pouco a fase de travagem. Se formos ver os dados, o Johann não tem uma travagem tão eficiente como o Marini e o Mir, mas sai um pouco melhor: ganha mais na aceleração do que perde na travagem.
Por: AM