Aos 17 anos, João Simões fez a estreia pela equipa principal do Sporting. O jovem médio foi lançado por João Pereira aos 67’ na goleada frente ao Amarante, por 6-0, na quarta eliminatória da Taça de Portugal.
«É um dia muito especial para mim, é um sonho que tenho desde que cheguei ao Sporting em 2018. Estou muito feliz, não há palavras para descrever este momento. Agradecer a toda a equipa técnica que me ajudou, aos meus colegas e pessoas que trabalham na academia. Reforçar que sou apenas mais um que tem este sonho, hoje sou eu e amanhã pode ser outro. 17 anos? Sabia que um dia podia chegar e trabalhava para isso, mas não esperava que fosse tão cedo», comentou, em declarações à Sporting TV, destacando a aposta dos leões na formação.
«O Sporting aposta muito na formação e preocupa-se muito com o desenvolvimento do atleta como homem e jogador. É isso que nos faz chegar com idades tão tenras à equipa principal», atirou.
Sobre o triunfo diante do Amarante: «Respeitámos muito o adversário. A Taça é sempre imprevisível. Defrontámos este adversário com grande humildade. Sabíamos que tínhamos de ganhar para passar a próxima fase.»
João Simões espera continuar a ter oportunidades na equipa principal dos verdes e brancos: «Há até uma expressão: o mais fácil é chegar, o difícil é manter. É procurar a consistência ao máximo, continuar a trabalhar com humildade e procurar manter-me aqui que é o meu sonho.»