Segunda vitória consecutiva para Sérgio Conceição no Milan. Depois de eliminar a Roma (3-1) e de garantir um lugar nas meias-finais da Taça de Itália, graças a um golo de João Félix, a equipa do técnico português venceu no terreno do Empoli, por 2-0, e subiu, à condição, para o sétimo lugar da Serie A.
Tal como no último encontro, Rafael Leão começou o jogo no banco de suplentes, ao contrário do seu compatriota, que se estreou a titular pelo seu novo clube. O ex-Benfica jogou outra vez pelo meio, atrás dos avançados, e esteve em bom plano, mas viu o seu primeiro cartão amarelo, ao minuto 18, por simulação.
Não houve golos nessa primeira parte e a grande oportunidade foi mesmo dos visitados, num remate espetacular de Colombo, apenas travado pelo poste. Por isso, o ex-treinador do FC Porto decidiu fazer várias mudanças ao intervalo e fez entrar um novo trio de ataque. Abraham e Jiménez, e ainda o médio Fofana, deram lugar a Leão, Giménez e Pulisic, com Félix a jogar atrás deles, e as mudanças foram significativas.
No entanto, um contra-ataque do adversário resultou no segundo cartão amarelo para Tomori, que já tinha feito outra falta dura no primeiro tempo, e o inglês foi expulso, sendo que se ficou na dúvida se Colombo estava ou não em posição irregular. Mesmo assim, o VAR não podia atuar num segundo cartão amarelo e decisão manteve-se.
Em vantagem numérica, o Empoli partiu para o ataque, mas dez minutos depois Marianucci fez um disparate e equilibrou novamente as contas. Após ter sido ligeiramente empurrado por Giménez, o italiano pontapeou o mexicano e a equipa de arbitragem foi obrigada a utilizar o VAR, que chamou o árbitro para expulsar o defesa de 20 anos e dar amarelo para o ex-Feyenoord.
A resposta dos visitantes foi imediata e, num canto batido por Pulisic, João Félix não conseguiu cabecear, mas Rafael Leão apareceu no segundo poste e atirou para o fundo das redes, de cabeça, abrindo o marcador, ao minuto 68.
Por causa desse golo, Conceição aproveitou para equilibrar a sua equipa defensivamente e tirou o médio Reijnders para dar lugar ao defesa Thiaw. Pouco depois, ao minuto 76, ataque rápido do Milan e Pulisic somou mais uma assistência, mas o mérito vai novamente para o autor do golo. Giménez recebeu a bola, trabalhou bem e fez um belo golo, sem hipóteses para o guarda-redes, estreando-se a marcar pelo seu novo clube.
João Félix também teve oportunidades para fazer o seu segundo golo pelos italianos, mas não conseguiu, tendo tido uma enorme perdida no final do encontro. Tal como o seu golo frente à Roma, o português ficou num um para um com o guarda-redes e tentou picar a bola, mas, desta vez, não saiu da forma que desejava, ficando nas mãos de Vásquez. Conceição acabou por o substituir de imediato, ao minuto 84.
Três pontos importantes para o Milan, antes de viajar para os Países Baixos e defrontar o Feyenoord para a primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da UEFA Champions League, na próxima quarta-feira.