João Almeida começa esta quarta-feira a temporada com a participação na 76.ª edição da Volta à Comunidade Valenciana. O português, quarto classificado na Volta a França de 2024 e terceiro na Volta a Itália em 2023, lidera a equipa UAE Emirates na corrida espanhola, o início do percurso que culminará com o regresso do corredor de 26 anos ao Tour, em julho.  

João Almeida é um dos principais candidatos à vitória na prova de cinco etapas que arranca com um contrarrelógio por equipas e inclui etapas com percurso acidentado e uma chegada em montanha, Benifato (4,3 km a 9,5%), logo ao segundo dia.  

Nos últimos anos, venceram na Volta a Valência alguns grandes nomes, desde o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) em 2019, até ao norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates) no ano passado, passando por Rui Costa em 2023, ao serviço da equipa Intermaché-Wanty, ou ainda o russo Aleksandr Vlasov (Bora) em 2022.   

Na UAE Emirates, que já tem cinco vitórias este ano, incluindo uma do português António Morgado no Grande Prémio Castellón, João Almeida será como companheiros o compatriota Ivo Oliveira, o francês Pavel Sivakov, o italiano Filipo Baroncini , o dinamarquês Julius Johansen, reforço da equipa proveniente da lusa Sabgal-Anicolor, o austríaco Felix Groschartner e ainda Brandon McNulty. 

Entre os principais adversários da formação líder do ranking mundial contam-se a Red Bull-BORA-hansgrohe, que alinha com o australiano Jai Hindley e o já vencedor da corrida Aleksandr Vlasov, a Ineos Grenadiers com o espanhol Carlos Rodriguez, ou a Barain-Victorious com Santiago Buitrago, Pello Bilbao e Lenny Martinez, ou ainda o austaliano Ben O'Connor, segundo classificado na Vuelta 2024, em estreia na Jayco-AlUla.

Nas etapas com final em sprint em pelotão, o italiano Jonathan Milan (Lidl-Trek) e o australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) deverão dominar.