Depois de Pedro Proença ter deixado oficialmente o cargo de presidente da Liga, esta sexta-feira, para assumir a liderança da Federação Portuguesa de Futebol na próxima segunda-feira, a Liga agendou para 11 de abril as eleições que vão definir o sucesso.

Em comunicado, a organização informou que «por decisão do Presidente da Mesa da Assembleia Geral, José Mendes, a data para as eleições será no dia 11 de abril, entre as 10h00 e as 13h00, no Auditório da Arena Liga Portugal, no Porto».

Sobre os candidatos aos cargo, «o ato eleitoral está aberto a qualquer candidatura que obtenha legitimidade para tanto, fixando-se para o dia 4 de abril de 2025 o termo do prazo para entrega das candidaturas», acrescenta.

Helena Pires é quem substitui Pedro Proença na direção da organização até ao ato eleitoral.

Apesar de ainda não existirem candidatos oficiais ao cargo (Helena Pires seguirá depois com Proença para a FPF, onde será a secretária-geral), já existem quatro nomes que se posicionam para assumirem essa posição. Um deles é Reinaldo Teixeira, presidente da Associação de Futebol do Algarve, que já assumiu a pretensão de avançar com uma candidatura. Júlio Mendes, antigo presidente do Vitória de Guimarães, assim como João Fonseca, português que trabalha na área dos direitos televisivos da FIFA, são outros dois putativos candidatos. Por fim, há também Alexandrina Cruz, presidente da direção do Rio Ave e que já foi abordada por diferentes clubes para avançar com uma candidatura.