Apesar da coragem demonstrada durante todo o torneio, a Roménia perdeu, esta terça-feira, com os Países Baixos, por 0-3, e foi eliminada do Euro 2024. No final do jogo, o selecionador nacional romeno, Edward Iordanescu, destacou a performance geral e mostrou-se orgulhoso.

«Hoje encerramos uma grande história, que começámos há dois anos. Continuámos essa história aqui na Alemanha, junto com os fãs da seleção nacional. A equipa esforçou-se muito, mas há um pouco de tristeza. Queríamos mais, mas demos tudo de nós. Obrigado aos meus rapazes, aos adeptos e aos romenos em todo o mundo que nos apoiaram», começou por dizer, em conferência de imprensa.

«Os romenos precisam de acreditar em si mesmos. Se acreditarem, podem produzir coisas fantásticas. Eles precisam de desenvolver-se e fazer crescer as novas gerações. Eles precisam inspirar-se nestes miúdos e tê-los como modelos, porque eles deram tudo o que tinham. Essas são lições que podemos usar. Esse vínculo entre o povo romeno e a seleção nacional pode ser um novo começo», acrescentou.

Iordanescu abordou ainda o plano para este jogo: «Tentámos surpreender os Países Baixos e acho que estivemos bem até ao 20º minuto. Queríamos cortar a pressão deles, as suas conexões e as suas linhas de passes. Fomos intensos e criámos a primeira grande chance. Mas eles têm qualidade e conseguiram-nos desequilibrar com o seu [primeiro] golo. Todos os três golos vieram de ações individuais. Jogadores de grandes clubes sabem como agir nesses momentos.»