‘Bastava’ uma vitória para garantir a subida de divisão, mas a equipa do FC Porto assegurou a festa com a superioridade que tem caracterizado toda a temporada: goleou o Varzim por 8-0, na antepenúltima ronda da fase final da Série Norte, e somou a 22.ª vitória da época no campeonato, em igual número de jogos. Em época de estreia no futebol feminino, garante já a subida à II Divisão.

Incentivada pelo presidente André Villas-Boas, que foi ao balneário antes do jogo do Olival, a equipa azul e branca já ganhava por 3-0 à passagem do primeiro quarto de hora, com dois golos de Adriana Semedo e um de Verónica Khudyakova.

O ritmo abrandou depois, até intervalo, mas na etapa complementar a equipa da casa, treinada por Daniel Chaves, voltou a acelerar e não mais tirou o pé, uma vez que apontou mais cinco golos.

Adriana Semedo e Verónica Khudyakova completaram o hat-trick, e Cláudia Lima e Joana Ferreira também incluíram os respetivos nomes da lista de marcadores do encontro. 

Entre os compromissos da III Divisão, da Taça de Portugal e da Taça da Associação de Futebol do Porto, a equipa azul e branca somou a 30.ª vitória em 31 jogos. Só perdeu com o Marítimo, do principal escalão, e pela margem mínima, na prova-rainha.

Garantida a subida, a equipa de Daniel Chaves já pensa na conquista do título da III Divisão, que disputará com o vencedor da Série Sul, ainda por conhecer, e terá ainda a final da Taça Distrital, frente a Valadares Gaia ou Leixões.

«Antes ainda queremos ganhar os dois jogos que faltam», disse o técnico, ao Porto Canal. «Estou muito feliz pelas jogadoras. Foi uma entrega muito grande, queriam muito este objetivo, e o primeiro grande objetivo está alcançado», acrescentou.

Ema Gonçalves teve dificuldades para explicar o que sentia, poucos minutos depois de garantida a subida de divisão. «É a concretização de uma época. Conseguimos o nosso objetivo principal, ainda queremos mais um bocadinho, que é conquistar o título. Agora é aproveitar o dia e festejar. Querer sempre mais é ser FC Porto. Se marcamos três ou quatro, queremos mais. Só assim é que vamos crescer, só assim é que seremos Porto. Estamos em duas finais, vamos disputá-las ao máximo para tentar conquistar os troféus», afirmou. 

ARTIGO ATUALIZADO