
A Honda teve um teste de MotoGP com a agenda preenchida em Jerez – introduzindo vários aspetos significativos na RC213V, quando procura melhorar consideravelmente a sua competitividade.
O gestor de equipa, Alberto Puig, referiu citado pelo Motosan.es: ‘Testámos componentes muito importantes, tanto ao nível de ciclística, como do motor, algumas soluções já tinham sido experimentadas durante o fim de semana pelos pilotos oficiais, enquanto nos testes focámo-nos em particular na área da ciclística’.
Segundo o espanhol, as tarefas nas distintas áreas da moto foram divididas entre Joan Mir e Luca Marini: ‘O motor é um dos pontos chave: já sabemos que há aspetos que não funcionam como deveriam. Por isso, era essencial que ambos os pilotos oficiais participassem nos testes. O Mir foca-se no trabalho relacionado com o motor, enquanto o Marini foca-se mais na ciclística. Portanto, estamos a testar o novo motor em paralelo, dividindo as tarefas para otimizar tudo’.
Posto isto, Puig admitiu que Jerez não é um circuito particularmente útil do ponto de vista do motor: ‘Para ser honesto, Jerez não é o melhor circuito para testar um motor, porque não é necessária tanta potência. Ou seja, neste circuito a velocidade não é chave’.