A lenda do rally Hayden Paddon, pioneiro do desporto motorizado na Nova Zelândia e atual Campeão Europeu de Rally, fixou os seus objetivos num novo desafio inovador. Embora os fãs possam esperar que ele procure outro marco na condução, as ambições de Paddon vão muito além do cockpit: ele está a explorar a oportunidade de construir e gerir a sua própria equipa no Campeonato do Mundo de Rally sob as novas regulamentações económicas que entrarão em vigor em 2027.

A Visão de Paddon: Uma Equipa Kiwi no Palco Mundial

Com mais de 80 eventos do WRC no seu currículo e uma vitória histórica no Rally Argentina em 2016, a mudança de foco de Paddon reflete a sua paixão de longa data por promover o talento e a inovação Kiwi na arena global do rally. Ao falar sobre o novo enquadramento do WRC, Paddon expressou entusiasmo pelas reduções de custos e pela potencial flexibilidade no design dos carros.

“Estas novas regras que foram anunciadas para 2027 são definitivamente do nosso interesse e criam oportunidades para pessoas como nós potencialmente construírem e gerirem os seus próprios carros,” partilhou Paddon. “Seria ótimo utilizar um pouco da boa engenhosidade e inovação Kiwi que temos por aqui.”

Acessível e Flexível: O Regulamento de 2027

As regulamentações de 2027 visam reduzir significativamente os custos, mantendo chassis de estrutura espacial, mas integrando motores, transmissões e travões ao nível do Rally2. Um teto de custos proposto de €345.000 deverá tornar a participação no WRC acessível a equipas menores, um contraste gritante com os custos proibitivos dos programas Rally1.

Paddon está particularmente atraído pela perspetiva de desenhar e construir carros na Nova Zelândia, o que poderia criar uma narrativa única e atrair patrocinadores e investidores.

“Há muito mais história que se pode contar… lançar uma equipa da Nova Zelândia se as coisas forem realmente construídas e desenhadas a partir da terra Kiwi,” explicou. “Isso poderia abrir oportunidades para nós.”

Mais Perto de Casa: Enfrentando o Campeonato Australiano de Rally

Enquanto Paddon olha para 2027, o seu foco imediato irá deslocar-se mais para perto de casa. Depois de dominar o Campeonato Europeu de Rally durante duas temporadas, Paddon planeia enfrentar o Campeonato Australiano de Rally (ARC) em 2025. A Toyota tem reinado supremamente na Austrália, com os irmãos Bates, Harry e Lewis, à frente da corrida. Mas Paddon está ansioso por interromper essa dominância, um desafio que evoca memórias da icónica rivalidade Possum Bourne vs. Neal Bates dos anos 90.

“A Hyundai nunca venceu na Austrália, por isso gostamos do desafio de tentar mudar o status quo,” disse Paddon, acrescentando com um sorriso: “É algo novo e diferente, e lembra-me da rivalidade Trans-Tasman.”

Comemorar 20 Anos com John Kennard

O co-piloto de longa data de Paddon, John Kennard, com quem partilhou inúmeras vitórias, poderá fazer uma aparição para um marco especial em 2025: o 20º aniversário como dupla de rali. No entanto, Paddon também está a nutrir a próxima geração de talento, com Jared Hudson a potencialmente juntar-se à equipa.

“Primeiro, temos de perceber qual é o nosso programa e quais ralis vamos fazer, e depois será uma mistura de ambos [Kennard e Hudson] ao longo da temporada,” explicou Paddon.

O Caminho à Frente

À medida que Paddon equilibra os seus planos para o ARC de 2025 com aspirações a longo prazo para uma equipa do WRC liderada por neozelandeses, a sua visão sublinha o seu profundo compromisso com os ralis e a sua terra natal. Se tiver sucesso, 2027 poderá marcar não apenas um novo capítulo para o WRC, mas também o início de uma equipa construída desde o zero pelos melhores da Nova Zelândia.

Para os fãs de rali, a jornada de Paddon promete uma história de inovação, orgulho nacional e a busca incansável pela excelência — dentro e fora da pista.