A Harley-Davidson Factory Racing testou esta semana no Circuit de Barcelona-Catalunya em conjunto com a Dorna e o MotoGP, com a Road Glide de 2024.

Esta foi a primeira vez que aquelas motos de competição estiveram em ação na Europa, com Kyle Wyman e James Rispoli a pilotarem na segunda-feira após o GP Solidário de Barcelona. Mas também convidados puderam experimentar a moto: Marco Melandri, John Hopkins, Randy Mamola e Simon Crafar.

O mítico construtor dos Estados Unidos da América quer ter uma presença global nas competições, como explicou o presidente e diretor-executivo, Jochen Zeitz:

A competição é um pilar central da marca Harley-Davidson, demonstrando o nosso compromisso com a performance e a inovação. Em parceria com a Dorna/MotoGP, pretendemos expandir a nossa presença nas competições ao nível global, alimentando as paixões dos nossos clientes e fãs. Este teste de MotoGP é um passo fundamental para concretizar estas ambições e demonstrar a nossa dedicação à excelência na competição.

As Road Glide competem na Mission Foods King of the Baggers nos EUA, destinada a motos touring American V-Twin preparadas para as corridas. Wyman levou a Harley-Davidson a seis vitórias este ano. Com um peso de cerca de 281 kg, as motos tem carenagem em fibra de carbono e motores Screamin’ Eagle Milwaukee-Eight 131 Performance Crate modificados. Também há melhorias ao nível de suspensões, como os amortecedores traseiros Screamin’ Eagle/Öhlins Remote Reservoir, a admissão ou o escape de competição, tal como os pneus Dunlop.